Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DE CUBATÃO PARA A ARGENTINA... DANÇA BEM VINDA NO MERCOSUL


Bons ventos sopram para os bailarino de Cubatão. Não são pouco os Grupos de Dança cubatenses que conseguem vitórias em Festivais e Competições, se destacando também em Mostras. E agora, o Grupo Arte Jovem (que faz parte do Projeto Jovens em Ação realizado na Vila Natal) conseguiu uma vitória incrível!

Comandado por Tatiana Carvalho (bailarina da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão), o Grupo foi convidado a participar do XVI Festival de Danzas del Mercosur, na cidade de Missiones, na Argentina. Nos três dias de competições, o grupo classificou CINCO coreografias:

"O auto da compadecida" - categoria Estilo Livre - 1° lugar
"Grease" - categoria Estilo Livre -1° lugar
Estas duas apresentações vão fazer parte do XXVI FESTIVAL INTERAMERICANO DE DANZAS
"O Grande Festejo" - estilo Folclore Mundial - 1° lugar 
Coreografia indicada para o TORNEO SUDAMERICANO FITNESS GROUP 2010 que acontece em dezembro/2010
"El Mambo" - categoria jazz - 3º lugar
"Batucada"   - categoria Contemporâneo - 2° lugar
  

O Projeto Jovens em Ação começou em 2006 e tem por objetivo de atender os adolescentes de 12 a 17 anos de bairros carentes do município. Instalado na Vila Natal, o polocultural atende não somente crianças e adolescentes desse bairro, mas de outros próximos, também, como Vila Esperança, Vale Verde, Sítio Novo, Vila Caíque. A ideia é desenvolver ações complementares à escola formal, visando capacitação, conhecimento da arte cultural e a valorização da autoestima dessa meninada. No grupo de Danças os jovens têm aulas de balé clássico, jazz, dança contemporânea, dança de rua e dança criativa. A Equipe é formada por 17 bailarinos que têm entre 11 e 16 anos.

Todo o mérito da participação das crianças é da Diretora e Coreógrafa do Grupo, Tatiana Carvalho. Formada em Dança Clássica pela Escola Técnica de Música e Dança "Ivanildo Rebouças da Silva", é Educadora física pós- graduada em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e Dança e Consciência Corporal pela FMU. Iniciou os estudos em dança aos 8 anos de idade, tendo como mestres várias personalidades da dança como Lúcia Moledo, Marcelo Rocha, Zeca Rodrigues, Marcio Ronguette, Jhean Alex (Grupo Raça Cia de Dança), Gláucia Lacerda Serra entre outros.
Participou como bailarina de importantes e renomados grupos da baixada santista. Há 16 anos atua como professora de Dança em escolas, academias e no terceiro setor. Atualmente é bailarina da Cia de Dança da Banda Sinfônica de Cubatão e do grupo teatral "Sabe", também da cidade.

texto: Morgana Monteiro
fotos: Divulgação do Grupo Arte Jovem

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse grupo é dez ........

* . . . disse...

Grupo muito bom, adoro essas meninas !

giovanna disse...

Cara eles são demais

Postar um comentário