Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ZANZALÁ ENCANTA EM CONCERTO EM PRAIA GRANDE

A apresentação marcou, em grande estilo, o aniversário do Palácio das Artes.
 

O Coral Zanzalá de Cubatão foi o primeiro presente de aniversário do Teatro Municipal de Praia Grande, que completa dois anos. O concerto especial aconteceu neste fim de semana (11/8) e reuniu um pouco do doce trabalho do Zanzalá, empenho esse que tornou o Grupo um dos dos 13 melhores corais do estado de São Paulo, sendo o representante regional no Festival Mapa Cultural Paulista.

Com um repertório eclético, com mais de 16 canções, o Zanzalá encantou a todos com sua versatilidade e qualidade técnica. Passeando pelo solo da música em caminhos bastante distintos, a Equipe interpretou canções negro spiritual (gospel norteamericano), música internacional e até rock and roll, com as canções do projeto “Queen Sinfônico” realizado pelo Zanzalá e Banda Sinfônica de Cubatão, sucesso de público e crítica nas nove apresentações realizadas desde o ano passado. Coro e solistas deram vida às músicas imortalizadas pela estrela maior do Queen, o vocalista Freddie Mercury.

Destaque, ainda, para o repertório voltado à MPB, com obras do cancioneiro popular do canto-coral como as belas melodias de Dorival Caymmi. Arranjos vocais especiais revelaram todo o diferencial do Zanzalá, onde os cantores “brincam” com suas vozes, passeando pelos contratempos. Foram muitas melodias como “Mas que nada” (Jorge Ben Jor), “Capim” e “Faltando um pedaço” (Djavan), além de “Maria, Maria” (Milton Nascimento) e “Paisagem na janela” (Beto Guedes), peças essas que integraram o projeto De tudo se faz canção (2008), em que o Zanzalá realizou uma homenagem ao Clube da Esquina (movimento musical mineiro surgido na década de 70 que relevou nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Gudes, Fernando Brant).

Utilizando sempre a atuação cênica como parte da música, o Grupo simplesmente encantou com o repertório de Chico Buarque. “Joana Francesa” trouxe surpresa com o “duo” entre a língua portuguesa e francesa. E o público aplaudiu em pé a “Feijoada completa”, divertida interpretação desse clássico da MPB. Mais uma vez, as vozes que embalam o sonho musical de Cubatão levaram brilho e encantamento ao público de outras cidades da Baixada Santista.

Texto e fotos: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário