Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 7 de setembro de 2010

CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA ESTREIA EM CUBATÃO

Encenação ao ar livre reconta episódio da Independência do Brasil, mostrando a vitória da cultura popular de Cubatão. A estreia foi neste domingo (5/9)

 Em uma grande arena montada no Jardim Casqueiro, às margens do Rio Cubatão, aconteceu a estreia da encenação “Caminhos da Independência”. Apesar da chuva, muita gente prestigiou a primeira noite do espetáculo neste domingo (5/9). Uma grande estrutura foi montada com palco, arquibancadas com capacidade para duas mil pessoas, além de camarotes, camarins, banheiros químicos e toda segurança. Com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e patrocínio da Usiminas, a peça ao ar livre recontou a passagem de Dom Pedro I pouco antes de proclamar a independência do Brasil.
No palco, o ator Fabiano di Mello narrava a história que este ano, foi diferente: começou lá em Portugal, com a partida da corte lusitana em direção ao Brasil. Todas as intempéries vividas por essas milhares de pessoas em pleno Oceano Atlântico foram transportadas para a arena. Destaque para a cenografia da peça, que utilizou grandes caixas de madeira, transportadas durante o espetáculo, que se transformavam em praticamente tudo: de navios a tronos imperiais. Este ano, o elenco principal contou com a presença dos atores Carlos Casagrande (Dom Pedro I), Julio Rocha (José Bonifácio), Monique Alfradique (Maria Leopoldina), Vitor Branco (Padre), Lourimar Vieira (Dom João VI e Seu Couto) e Cristiane Santos (Maria do Couto).
Em forma de um grande épico, com direito a figurinos luxuosos e a presença de 200 cubatenses no elenco de apoio, as engrenagens da história giravam, recontando todo o processo pela liberdade: a nomeação de Dom Pedro I, conversas de José Bonifácio sobre a independência, o “Dia do Fico” e, finalmente, a viagem do príncipe português ao litoral paulista. Foram esses “caminhos da independência” que levaram Dom Pedro até Cubatão. 
O povoado, visto apenas como um ponto de passagem, roteiro de descanso para tropeiros e viajantes que se aventuravam na subida ao planalto, a Cubatão desta época que tinha apenas 94 moradores e 23 casas, acolheu aquele quem entregaria a liberdade a este povo. E foi na figura da cubatense dona Maria do Couto, com os ensinamentos da cultura popular passada de geração em geração, que um chá de goiabeira curou o príncipe de uma dor intensa, permitindo que continuasse a viagem em busca da proclamação da liberdade. De acordo com Amauri Alves, diretor da encenação, a ideia é fazer com que as pessoas conheçam a sua história e passem a valorizá-la cada dia mais. 
Aplaudidos em pé, o elenco principal se mostrou emocionado com a apresentação, assim como a Prefeita Márcia Rosa. Após o espetáculo, a Prefeita fez questão de visitar os camarins do elenco de apoio, cumprimentando a todos. E depois, confraternizou junto ao elenco principal, deixando claro o orgulho que sente da cidade de governa, de seus moradores e de toda essa bela história.
Troca de ingressos – o espetáculo continua até terça-feira (7/9) sempre às 20h. A troca dos ingressos por um quilo de alimento não perecível (menos sal) poderá ser feita a partir das 9h até o início do espetáculo. Equipes do Fundo Social de Solidariedade estarão de prontidão na entrada principal da arena para receber as doações. 
Ônibus com passagem livre – todos os dias do espetáculo "Caminhos da Independência" haverá ônibus com passagem liberada para levar os moradores de Cubatão interessados em acompanhar a peça. Os coletivos saem a partir das 17h30, de hora em hora, em todos os dias de espetáculo, de três diferentes locais: Cota 95, Vila Esperança e Cruzeiro Quinhentista (próximo à Refinaria Presidente Bernardes). Os ônibus seguem direto para a arena situada na av. Beira Mar, próximo à rua Brasília. 
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário