Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

BEC OFERECE AULAS GRATUITAS DE MÚSICA PARA CRIANÇAS DO BAIRRO DA ÁGUA FRIA

As aulas de Musicalização Infantil já começaram. Pelo menos 70 crianças vão participar.

É dentro de uma das salas do Projeto Kerigma que as crianças do bairro da Água Fria vão passear pelo mundo da música! As aulas do curso de Musicalização Infantil do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão) começaram nesta quinta-feira (9/9) à tarde. Com flautinhas nas mãos, meninos e meninas tiveram o primeiro contato com essa Arte. Para Daniela, de 10 anos, as oficinas são a realização de um sonho: “Eu sempre quis aprender a tocar um instrumento musical mas nunca tive oportunidade”, disse, feliz da vida.
Serão atendidas 70 crianças com idades entre 6 e 11 anos, moradores do bairro e das proximidades, que já participam das atividades do Projeto Kerigma. As oficinas vão acontecer todos os dias, de manhã e à tarde, em pequenas turmas. Nas aulas, os estudantes aprenderão na teoria e na prática, desde o conhecimento das primeiras notas musicais até a leitura de partituras e depois, o uso do instrumento musical. Isso, além das aulas de percepção, em que desenvolvem a sensibilidade para “ouvir” os sons.
Este é o 5º polo musical aberto pelo Programa BEC em locais da periferia de Cubatão. Outros alunos são atendidos nos bairros Vila dos Pescadores, Jardim Nova República, Cota 200 e Pilões, isso além dos cursos ministrados no Parque Anilinas (Centro) e na Estação das Artes (Vila Nova), somando um total de 860 crianças e jovens contemplados.
A abertura desses núcleos em bairros carentes só foi possível graças a uma parceria do BEC com a Secretaria Municipal de Educação, com as Sociedades de Melhoramentos e como aconteceu na Água Fria, com Projetos Sociais, que cedem espaço para realização das oficinas. “O objetivo é alcançar os pequeninos desses bairros distantes, que muitas vezes encontram dificuldade em freqüentar as aulas na sede do projeto porque fica longe de casa”, afirma Marcos Sadao Shirakawa, coordenador do Programa BEC e também maestro da Banda Sinfônica. O BEC é, sobretudo, um projeto social e tem por objetivo educar a criançada por meio da arte, oferecendo, ao mesmo tempo, uma atividade de lazer.


O Programa BEC foi criado em 2003 com o objetivo de levar conhecimento musical a crianças e jovens da cidade. Com o passar dos anos, tornou-se um núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. São aulas de violino, violoncelo, viola, flauta, fagote, trompete, trompa, saxofone, eufônio, oboé, percussão, trombone, contrabaixo acústico, canto e musicalização infantil. Além da Banda Escola, o BEC tem ainda a Orquestra de Violoncelos, o Grupo de Sopros e Percussão, a Banda de Sopros e Metais, Orquestra de Cordas, Camerata de Violões e Madrigal, tudo formado pelos  alunos. O interessante é que muitos desses estudantes acabam sendo absorvidos pelos Grupos Artísticos da cidade, mantidos pela administração municipal. Informações pelo telefone 3362-0845.

Texto e fotos: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário