Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sábado, 18 de setembro de 2010

FESTIVAL DE DANÇA "DESPERTAR DA PRIMAVERA" É NESTE FIM DE SEMANA

A mostra vai reunir dezenas de grupos de dança no Bloco Cultural

 
Pelo menos 200 bailarinos de várias companhias da Baixada Santista participam, neste fim de semana, do Festival de Dança "O despertar da Primavera" em Cubatão.  A mostra é dia 18/9 (sábado), a partir das 19h, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). A organização é do bailarino André Matos, coordenador da Bakcstage Centro de Dança.
Dezenas de grupos de Cubatão e de outras cidades são esperados com suas coreografias, abarcando diversos estilos: balé clássico, dança moderna, contemporânea, livre, jazz, entre outros. A noite começa com a apresentação dos trabalhos da artista plástica Juliana Matos e depois, a interpretação da poesia "Despertar da primavera", de Cecília Meirelles, que inspirou o nome do encontro. E os bailarinos, então, sobem no palco do Bloco Cultural para executar as coreografias.
Destaque para a participação da Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão, convidada de honra do Festival. Serão apresentadas duas montagens da Cia nesse dia: "Golden days", uma releitura da música e atitude de vanguarda dos anos 50, um espetáculo vibrante que garantiu à equipe o 1º lugar na categoriajazz no Enda, Encontro Nacional de Dança, competição referência no Brasil. A outra coreografia é "Devoção" que mescla as técnicas da dança contemporânea, jazz, interpretação corporal, traduzindo em movimentos, a busca de todo ser humano pela paz interior. A canção usada na coreografia é "Ave Maria" com uma interpretação bastante moderna e diferente.
De acordo com o coordenador do Festival, que também é integrante da Cia de Dança da Sinfônica, a participação desse grupo artístico no Festival é um incentivo para os estudantes de balé, que vêem na equipe um referencial de qualidade técnica e artística. "Antigamente os cubatenses estudavam dança e iam para outras cidades viver da arte. Hoje em dia, os bailarinos buscam crescimento profissional para fazer parte da Cia de Dança da Sinfônica. Eu trabalho com jovens e já ouvi muitos deles dizendo que tem objetivo de entrar na Cia", afirma André Matos.
A Mostra é uma retomada dos eventos de Dança que batiam recorde de participações e público nos anos 90. A ideia é inserir o Festival na programação cultural da Cidade no mês de setembro, oferecendo uma opção de lazer e cultura para os moradores. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cubatão, Sabesp, Schorch Comunicação Visual, 100% Água, Floricultura Central, Lakadu Hair Stylist, Adega do Chico, Manancial Áudio, College Confecções e Gráfica Controlpê. 
 
Serviço
Festival de Dança "O despeertar da primavera"
Dia 18/9 (sábado) às 19h
Local: Bloco Cultural de Cubatão – Pça. Dos Emancipadores, s/nº
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário