Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO APRESENTA "SOM DAS ESTRELAS"

Uma viagem musical pelas trilhas sonoras de Star Trek, Star Wars e outros temas estelares. O Concerto é no dia 9/10 às 20h30, com entrada franca

O universo será o limite de uma intensa viagem através da música. É neste clima que a Banda Sinfônica de Cubatão traz para os nossos ouvidos o Concerto "Som das Estrelas". Será no dia 9/10, às 20h30, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº), com entrada gratuita. Desta maneira, as aventuras de Star Wars e Star Trek e outras composições ganharão forma de um espetáculo musical.

“A Força” vai estar em Cubatão através das canções de Star Wars ou Guerra nas Estrelas, compostas por John Williams. Diversas músicas da Trilogia estão no repertório: os temas de Darth Vader, da Princesa Leia, do Mestre Yoda, Batalha na Floresta e lógico, o conhecido tema de Star Wars, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora e Globo de Ouro em 1977. Todas essas melodias receberam arranjos especiais de Donald Hunsberger para formação sinfônica. Em Guerra nas Estrelas é possível notar a verdadeira genialidade de John Williams, que sabe perfeitamente como embalar uma aventura. A Trilogia é um épico que cruza fronteiras das gerações em parte pelos grandes temas, que são imortais. John Williams é um dos compositores mais influentes da história do cinema e responsável pelas trilhas sonoras de Superman, Tubarão, Jurassic Park , ET, entre outros.

A viagem espacial continua, desta vez, a bordo de Jornada nas Estrelas – Star Trek Through the Generations, arranjo musical de Hans Der Heide. A bela composição, de Jerry Goldsmith, que marcou os episódios de Star Trek, recebeu indicação ao Oscar de melhor trilha sonora e ainda faz sucesso por onde passa.
Star Trek é uma marca da ficção científica. Da série, criada em 1960, vieram 11 filmes, livros, desenho animado, muitos jogos, parque temático em Las Vegas, enciclopédia e milhões de fãs espalhados por todo o mundo. Neste universo, a humanidade desenvolveu a tecnologia das viagens espaciais mais rápidas que a luz em uma fase pós-apocalíptica.  Quando a série estreou nas TVs norte-americanas, certamente não se imaginaria o quão longe ela poderia chegar, com esta "vida longa e próspera".

A Banda Sinfônica apresenta, ainda, outras obras que abordam temas interplanetários como duas peças da obra "Os Planetas", de Gustav Holst. O compositor tentou juntar, em uma sinfonia, os significados de sete planetas do sistema solar (aqueles descobertos até o ano de 1916, quando a obra foi elaborada). Nos temas "Marte, deus da Guerra" e Júpiter, deus da Alegria",  que serão executados pela Sinfônica de Cubatão, encontraremos canções com um ar místico e sobrenatural, resultado das influências do estudo da astrologia, literatura hindu e música folclórica de Holst. Nestas peças, o compositor faz uma incursão pela personalidade do homem, fazendo uma bela leitura dos planetas.

Destaque também para "Constellations" do compositor contemporâneo James Curnow. Elaborada em 1995, a peça nos leva um verdadeiro passeio por entre as estrelas, a grandes constelações. Curnow compôs muito material para bandas de concerto, de metais, solos instrumentais e ensembles, das mais variadas dificuldades técnicas. Nessas interpretações, o maestro da Sinfônica, Marcos Sadao Shirakawa, e o regente-assistente Ulysses Damacena se revezam no comando da equipe, que estará completa no palco, com seus quase 90 músicos tocando 22 instrumentos musicais diferentes, entre metais, madeiras e percussão.

Outras datas – A Banda Sinfônica continua a maratona de apresentações neste mês. Dia 14/10, às 10h30 e às 14h00, os músicos levam o Concerto Didático a crianças da UME Estado do Pará, na Vila dos Pescadores (Av. Ferroviária, s/nº). E no dia 28/10, às 20h30, a Banda sobe ao palco do Teatro Coliseu, em Santos (Rua Amador Bueno, 138) apresentando "Circo Místico", inspirada na obra de mesmo nome, de Chico Buarque e Edu Lobo.


Serviço
Banda Sinfônica apresenta Concerto "Som das Estrelas"
Dia 9/10 às 20h30
Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº
www.sinfonicadecubatao.org.br
Entrada gratuita

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Arquivo PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário