Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 17 de agosto de 2010

TALENTO DA BANDA MARCIAL DE CUBATÃO PARTICIPA DE CURSO NA FRANÇA


Sabrina Araújo embarca amanhã para estudar no Festival de Música de Limoges, um dos mais importantes da Europa.

Que jovem músico já não pensou em sair do seu país, viajar por novas terras conhecendo outras culturas? Uma integrante da Banda Marcial de Cubatão tem, agora, a oportunidade incrível de vivenciar o que estava apenas no campo da imaginação: Sabrina Araújo embarca nesta terça-feira (17/8) para a França para estudar trompete. Ela foi convidada para participar do Festival de Música de Limoges, considerado um dos mais importantes da Europa.

Aos 24 anos e há dois integrando o naipe de trompetes da Banda Marcial, Sabrina encontrou neste Grupo Artístico de Cubatão, o incentivo para continuar se aperfeiçoando. Sua paixão pela música começou aos 12 anos, ao ingressar na Banda Marcial do colégio em que estudava, em Ribeirão Preto, interior do estado. Aos 15 anos já lia partituras e adotou o trompete como instrumento musical. Formada em Música pela USP, Universidade de São Paulo, a história da viagem internacional começou em janeiro deste ano, quando Sabrina participou da Oficina de Música de Curitiba, no Paraná. Lá, teve aulas com o professor francês Piérre Dutot, que a reconheceu como um dos grandes talentos musicais do congresso.

A musicista conta que o convite para a viagem chegou no fim do mês passado: "Levei um susto quando recebi a informação de que iria participar do Festival! Afinal, são poucas pessoas no mundo convidadas a integrar o grupo de estudantes bolsistas. Me senti lisongeada", explica, feliz da vida. Ela vai passar duas semanas na França estudando cerca de seis horas por dia – teoria e prática - e deve, ainda, participar de oficinas, concertos, e acompanhar apresentações de Orquestras e Bandas de várias partes do mundo.

Para a estudante, essa viagem para o exterior, além de ampliar seus conhecimentos musicais e experiência de vida, é uma grande oportunidade para divulgar a música brasileira. "Se eu for convidada para mostrar a música do meu país, já estou preparada. Vou apresentar o nosso 'chorinho' aos europeus", diz a musicista. E afirma que já colocou na mala as partituras de canções como "Carinhoso", "Rosa" e "Doce de côco".

Um desejo comum à grande maioria dos jovens músicos é aperfeiçoar sua arte na Europa, berço da música clássica. O Festival de Limoges deve possibiltar à essa estudante um intercâmbio que reúne formação técnica e vivência cultural. "O contato com uma realidade diferente é sempre uma experiência enriquecedora. No caso de estudantes de música, o contato com a música erudita feita na Europa, com professores formados lá, traz um diferencial na sua formação", afirma o Maestro Roberto Farias, Coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão. E ainda que apareçam algumas dificuldades neste percurso musical, o importante é ser paciente e curioso, sempre mantendo a mente aberta a novas possibilidades.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Acervo do artista

Um comentário:

Maria Angelica S. Peralta disse...

Parabéns Sabrina, espero que aproveite o máximo neste Festival de Música... Se você foi escolhida e porque você e a melhor no que esta fazendo...

Boa viagem

Postar um comentário