Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

COMEÇAM OS ENSAIOS DA ENCENAÇÃO "CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA" DE CUBATÃO

Este ano, a encenação será em uma arena montada no Jardim Casqueiro, de 5a 7 de setembro, e contará com a participação de 200 atores cubatenses

Muita correria, preocupação com os detalhes e com o texto que será intrepretado. Os mais de 200 atores cubatenses que participarão este ano da peça "Caminhos da Independência" são disciplinados: chegam no horário marcado e não faltam aos ensaios que acontecem cinco vezes por semana. O espetáculo, que entra na 9º edição, será realizado de 5 a 7/9 a partir das 20h em uma arena ao ar livre montada na av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro, com capacidade para duas mil pessoas. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível.

A encenação teve a subvenção aprovada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (10/8) e segundo Lourimar Vieira, idealizador e produtor do espetáculo, vamos conhecer nos próximos dias, os atores de renome nacional que interpretarão os principais personagens dessa história. O "Caminhos da Independência" já se tornou referência no município e na região, e é considerado hoje, o segundo maior espetáculo teatral a céu aberto realizado na Baixada Santista. Faz parte do calendário oficial de eventos de Cubatão.

O espetáculo começou a ser encenado ao ar livre em 2002, com direção de Tanah Corrêa e participação do ator Alexandre Borges. Os diretores Carlos Meceni e Chico de Assis também já comandaram a peça, que ao longo do tempo, contou com a participação dos globais Alexandre Barillari, Nuno Leal Maia, Juan Alba, Daniel Saullo, Sheila Mello, Marco Antonio Gimenez, Gustavo Leão, entre outros.

Este ano, o diretor teatral Amauri Alves é quem vai comandar o projeto. Com vasto currículo na área, estando à frente da Encenação de Fundação da Vila de São Vicente por dois anos, Amauri pretende aproveitar todo o trabalho que o Teatro do Kaos desenvolveu até agora, para que, ao lado da infraestrutura oferecida pela administração municipal, possa "transformar essa experiência do Caminhos em algo grandioso". O texto da peça em 2010 é do cubatense Cícero Gilmar Lopes.

Os Caminhos que levam à Independência - remonta um episódio importante da história brasileira, a passagem de Dom Pedro I por Cubatão, horas antes de proclamar a Independência do país. Ao chegar ao povoado, Dom Pedro tomou um chá que mudou a história do Brasil: vítima de uma forte diarréia, foi socorrido por uma senhora, de nome Maria do Couto, que o curou com um chá de goiabeira, permitindo assim que ele continuasse a viagem de volta ao planalto. "Só por isso, a Independência do Brasil não foi proclamada às margens do rio Cubatão", comenta Lourimar.

Em 2010, a encenação vai contar com pelo menos 200 atores cubatenses. Todos os grupos de teatro da cidade foram convidados a participar e entre os que confirmaram presença estão: Elis Rebouças, Lúcia Oliver, Francisca Vieira (coordenadora do Grupo da 3º Idade), Douglas Lima, Juliana Sousa, Juliana Clabunde e Marco Tuim (Grupo Zabelê de Cultura Popular), além de Fabiano de Mello, Levi Tavares, Natanael Alencar, Carla Oliveira e Joel Protético (Cotac), Cristiane Santos, entre outros.

Com todas essas mudanças, a expectativa é grande. Lourimar Vieira vê com essas novidades, uma chance de evolução do espetáculo criado por seu grupo: "Eu sempre quis que o 'Caminhos da Independência' não fosse considerado como sendo do Teatro do Kaos, sempre quis que fosse algo da cidade", afirma Lourimar. Este ano, Lourimar interpretará Dom João IX e também Seu Couto.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário