Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 17 de agosto de 2010

II ENCONTRO DE FERREOMODELISMO DE CUBATÃO SERÁ EM OUTUBRO


Desta vez, a exposição acontece dias 16 e 17/10 na Estação das Artes, e vai reunir mais de 100 apaixonados pelo mundo ferroviário em miniatura.

Aficcionados por locomotivas em miniatura e maquetes que mostram o trem e seus vagões passeando por cidades inteiras já têm motivo para comemorar: Cubatão vai sediar o II Encontro de Ferreomodelismo, em outubro deste ano. Será dias 16 e 17/10 em um lugar que tem tudo a ver: a Estação das Artes (av. 9 de Abril, 1937).

A expectativa é de receber mais de 100 expositores não apenas paulistas, mas de vários estados brasileiros. A informação é Welington Borges, organizador do Encontro e também Coordenador das Bibliotecas Municipais. De acordo com ele, o sucesso da Exposição no ano passado motivou a ampliação da Mostra: “Em 2010 vamos dedicar um fim de semana inteiro ao evento que deve atrair público até de outras regiões do Estado. Além disso, fomos muito felizes ao escolher a Estação das Artes para sediar o Encontro, afinal, o lugar resgata parte da história ferroviária de nossa cidade”, afirmou Welington.

O Ferreomodelismo é encarado como coisa séria por quem cultiva esse hobby. Para esse pessoal, não basta apenas montar a estrutura e ver o trem passar: o diferencial é justamente construir a maquete, conseguir cada peça e ver vagões e locomotivas ganharem vida a cada saída da estação. A Exposição deve reunir centenas de miniaturas, réplicas de locomotivas fabricadas na Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, muitas das quais já circularam pelos trilhos brasileiros. Isso, sem contar os chamados “dioramas”, as maquetes que transportam para escala miniatura, cidades inteiras. Muitos trilhos somam até sete metros, entre curvas, pontes e túneis.


Estação das Artes: a escolha do espaço para realização da Mostra foi providencial, pois o prédiojá abrigou uma plataforma ferroviária importantíssima para o Estado de São Paulo. A Estação Ferroviária de Cubatão possui uma história centenária que começou em 1867, quando foi inaugurada juntamente com a linha da São Paulo Railway. No ano seguinte, um novo prédio foi construído para substituir o anterior, considerado "muito acanhado".

O lugar foi usado, até o século passado, como plataforma de embarque e desembarque de passageiros e transoporte de cargas pelos trens que ligavam a Baixada Santista à Capital e ao interior paulista. Em 1999, a empresa Ferroban cedeu o espaço à Prefeitura de Cubatão. E desde essa época, funciona ali a “Estação das Artes”, que oferece cursos ligados de Desenho Artístico, Pintura e Teatro.

fonte: http://www.cubatao.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário