Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ACERVO EM BRAILE E PROJETO LIVRO FALADO ESTÃO DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DE CUBATÃO


O blog da Biblioteca oferece serviço para deficientes visuais. São mais de 200 títulos on line, além do acervo em braile na Sala de Leitura.

Muita gente não sabe, mas a Biblioteca Central de Cubatão oferece um acervo incrível de livros em braile, disponível para deficientes visuais. São clássicos da literatura nacional e estrangeira, livros de poemas, didáticos, de crônicas e voltados ao público infantojuvenil. Essas obras têm contribuído para ampliar o acesso de todos à literatura e fontes de pesquisa.

São mais de 70 títulos em braile, entre eles: "O Segredo" (Rhonda Dyrne), "A Ira dos anjos" (Sidney Sheldon), "Vestido de Noiva" (Nelson Rodrigues), a saga de Harry Potter (J.K. Howling), "O menino do espelho" (Fernando Sabino), "Perdas e danos" e "Mar adentro" (Lya Luft), além de livros de Augusto Cury, José Saramago e Carlos Drummond de Andrade. Além do sistema em braile, o acervo está disponível também em cd rom e áudio livro.

O "braile" é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille, que também não enxergava. É um alfabeto convencional em que os caracteres aparecem através de pontos em relevo, representando letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. O deficiente visual distingue tudo por meio do tato. Os mais experientes conseguem ler cerca de duzentas palavras por minuto. Louis Braille criou esse método quando, ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial militar para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, adaptou o sistema de pontos em relevo. Em 1829, publicou o seu método.

Projeto Livro Falado – além dos títulos em braile, a Biblioteca Central disponibiliza através do www.bibliotecacubatao.blogspot.com, o projeto "Livro Falado". O link direciona o leitor para um página onde estão diponíveis, on line, mais de 200 títulos em áudio. São obras infantis e infantojuvenis de autores como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado; livros de Luis Fernando Veríssimno, Érico Veríssimo, Cora Coralina, Pedro Bandeira, e, ainda, clássicos de Machado de Assis, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e até "Teoria do teatro", de Stanilavski.

Serviço
Biblioteca Central de Cubatão
Av. 9 de Abril, 1977
www.bibliotecacubatao.blogspot.com

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário