Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 15 de agosto de 2010

ZANZALÁ ABRE AULA INAUGURAL DE CANTO CORAL, POLO UAB CUBATÃO

Cubatão inicia Curso de Canto Coral Virtual via Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Aula inaugural foi sábado (14/8) na EMTD Ivanildo Rebouças da Silva (Conservatório), abrilhantada pela apresentação do Coral Zanzalá


“Não sabendo que era impossível, alguém foi lá e fez”, disse Fábio Oliveira Inácio, secretário de Educação de Cubatão, recorrendo à célebre citação de Charles Chaplin para melhor enfatizar o fato do município mais uma vez entrar para a história: a Cidade é a primeira do país a contar com uma Oficina de Canto Coral Virtual via Universidade Aberta do Brasil (UAB), que teve sua aula inaugural no dia 14 de agosto (sábado), na Escola Técnica de Música e Dança – EMTD – Ivanildo Rebouças da Silva (Conservatório Municipal). Fábio Inácio participou de cerimônia que marcou a abertura do inédito curso, ministrado pelo Pólo da UAB - Cubatão.

A solenidade, que teve também as presenças do maestro Roberto Farias; prof.ª Mariângela Duarte (ex-deputada federal); prof.º Reginaldo Alves, diretor do Conservatório Municipal; e prof.º Joacir Carvalho Leite, coordenador do Pólo da UAB em Cubatão, teve abertura do Coral Municipal Zanzalá, que apresentou um seleto repertório de canções Sacras, Eruditas e MPB, com destaque para o baiano Dorival Caymmi (1914/1998), culturalmente reconhecido por suas canções praieiras [‘O Mar’, ‘História de Pescadores’, ‘É Doce Morrer no Mar’, ‘A Jangada Voltou Só’, ‘Canoeiro’, ‘Pescaria’, entre outras].

A qualidade técnica e a atuação cênica do Coral Zanzalá foram citadas em todas as falas pós-abertura, tida como exemplo de riqueza artística que o município pode produzir. Quanto ao curso que se inicia, Fábio Inácio afirmou que “plantar essa semente da música nas escolas é muito interessante’, uma vez que a música e a educação têm o poder de mudar uma sociedade. Disse que entre as riquezas produzidas no município incluem-se vários músicos que estão espalhados pelo país afora. “Este é um dos fatores que resgata a auto-estima dos cubatenses”, completou o secretário de Educação.
“O ensino à distância veio para ficar e a música, expressão da alma humana, não podia ficar de fora. Ter esta Oficina de Canto Coral em Cubatão é um compromisso de ousadia”, disse o prof. Reginaldo Alves, diretor do Conservatório. Discurso reforçado pelo maestro Roberto Faria: “este nível artístico que vimos aqui é a constatação daquilo que deu certo na Cidade e que está sendo consolidado pela universidade à distância”.



Neste sentido, o prof. Joacir Carvalho se colocou como um abnegado, mas destacou o esforço das secretarias de Cultura e de Educação pelo esforço em construir novas alternativas de cursos e de ensino da arte na Cidade. “Cubatão tem mostrado que é possível. Por isso, a Cidade vai continuar sendo um celeiro de músicos para o país”, disse o coordenador do Pólo UAB, que finalizou agradecendo pela acolhida que vem recebendo tanto da Administração quanto do povo cubatense.

Para a regente assistente do Coral Zanzalá, Nailse Machado Cruz, a presença da UAB em Cubatão deve ser encarada como uma importante conquista educacional e cultural para a população da Baixada Santista. Colocando-se como exemplo, Nailse revelou ser apaixonada pela arte musical, mas que para fazer um curso voltada a área (após se formar em Advocacia) teve de partir para a Universidade de São Carlos, onde é aluna há um ano e meio, tendo as aulas presenciais em Osasco. Isso porque não havia à época um Pólo específico aqui na Região. “Hoje é um novo tempo. Então, valorizem e aproveitem esta oportunidade”, disse, dirigindo-se aos 32 alunos da recente Oficina de Canto Coral Virtual de Cubatão.

A solenidade foi finalizada com a entrega de certificados aos concluintes do Programa de Formação de Tutoria. Receberam a certificação Fernando Pompeu; Dailson Takeúti; Maria F. dos Santos Tavares; e Andréia Cirilo.
Informação técnica sobre a Oficina, ou a UAB, consulte o site www.uabpolocubatao.com.br

Texto e fotos: Ismael Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário