Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MANHÃS MUSICAIS NA BIBLIOTECA DE CUBATÃO

Projeto leva música de ótima qualidade à Biblioteca Municipal. Começa dia 21/8 às 10h com a apresentação do Grupo Rinascita

Boa música para começar o fim de semana com tudo! O projeto "Manhãs musicais na Biblioteca" tem início neste sábado (21/8) às 10h com a apresentação do Grupo Rinascita de música medieval. O programa deve se tornar mais uma opção de lazer para moradores da cidade e foi criado através da Secult, Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão.

A idéia do projeto é levar música de qualidade de artistas cubatenses, como o belíssimo trabalho desenvolvido pelos Grupos Artísticos de Cubatão. Além do Rinascita se apresentarão em outras datas, os Corais Zanzalá e Raízes da Serra, Quartetos e Quintetos da Banda Sinfônica, da Banda Marcial, Camerata deViolões do BEC (Banda Escola de Cubatão), e do projeto Cubatão Sinfonia.

Neste pequeno concerto de sábado, a promessa do Grupo é de proporcionar uma viagem no tempo embalada por canções que eram sucesso nos salões de baile Na Europa dos séculos XIV e XVIII. "O diferencial do Rinascita, além, é claro, da musicalidade, está no fato do Grupo tocar com instrumentos musicais réplicas dos utilizados nas épocas renascentista, barroca e idade média, como guitarra barroca, alaúde, violoncelo, família de flautas e percussão", afirma o regente do Rinascita, Albino de Oliveira.

O Rinascita foi criado há 35 anos e recentemente, foi declarado bem imaterial de Cubatão através de um decreto-lei sugerido pelo Condepac – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da cidade. Esse processo representa o reconhecimento de uma equipe formada na década de 70 de maneira experimental mas que, ao longo do tempo, tornou-se referência, sendo hoje o único grupo de Música Antiga na região com grande número de integrantes: 16 músicos.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Arquivo/Dilson Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário