Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GRUPOS ARTÍSTICOS DE CUBATÃO DIVULGAM AGENDA DE AGOSTO

Concertos Didáticos, apresentação no “Tocando Santos” e no Concurso da Melhor Idade recheiam a agenda dos Grupos mantidos pela Prefeitura

Os Grupos Artísticos de Cubatão não páram de trabalhar. Várias atividades no mês de agosto já preenchem a agenda da Banda Sinfônica e Cia de Dança, Grupo Rinascita, Coral Zanzalá, Banda Marcial, Corpo Coreográfico e Coral Raízes de Serra. Vale lembra que esses Grupos, também chamados de “Corpos Estáveis” são mantidos pela Prefeitura Municipal que oferece ajuda de custo aos músicos, bailarinos e cantores.

Nesta sexta-feira, a Cia de Dança da Sinfônica compete em um dos festivais mais importantes do estado: o ENDA, Encontro Nacional de Dança. A apresentação é dia 6/8 às 20h no Memorial da América Latina, na capital. A equipe vai disputar na categoria jazz, levando a coreografia “Golden Days”, retratando os anos dourados, ao som das big bands. A Cia de Dança vem se destacando em festivais, como o Mapa Cultural Paulista, onde conquistou o 1º lugar na Etapa Regional, representando a Baixada Santista na Mostra Estadual do Mapa e sendo convidada de gala em festivais como o Gala A Studio, em Limeira, interior do estado.

A programação dos Grupos inclui, ainda, os chamados Concertos Didáticos apresentados em escolas e creches. O principal objetivo aqui é a formação de público para a música erudita. Dias 11, 18 e 25/8, o Grupo Rinascita leva a boa música renascentista e barroca aos alunos da UME Martim Afonso, no Jardim Nova República. Em dois horários diferentes em cada dia de apresentação, o Grupo reúne música e história em uma viagem pela Idade Média. Já no dia 21/8 às 10h, o Rinascita abre a programação do projeto “Manhãs Musicais na Biblioteca”.

No dia 12/8 é a vez da Banda Sinfônica de Cubatão levar um repertório eclético, cheio de música popular e clássica a estudantes da UME Estado da Bahia, também no Jardim Nova República. O regente da Sinfônica, maestro Marcos Sadao, dá até a chance para que a criançada possa reger a Banda, em uma brincadeira bem humorada. A Banda Marcial também realiza Concerto Didático este mês. Será dia 13/8 às 15h na UME Jardim Casqueiro. O maestro Alexandre Felipe Gomes vai trazer canções pop em arranjos diferenciados para metais e percussão. Como em outras apresentações, a expectativa é de encantar meninos e meninas.

O sucesso do projeto “Queen Sinfônico” - depois de percorrer cidades do interior de São Paulo como Tatuí e Mogi das Cruzes, Banda Sinfônica e Coral Zanzalá se preparam para apresentar o “Queen Sinfônico” dentro do projeto Tocando Santos. Está marcado para o dia 22/8 às 19h no Teatro do SESC em Santos. A programação do Tocando Santos está reunindo ao longo deste ano, as mais importantes Bandas Sinfônicas, Corais e Orquestras do estado. O “Queen Sinfônico” é um projeto audacioso e cheio de detalhes em que as canções de uma das maiores bandas de rock do planeta, o grupo Queen, receberam uma nova roupagem. São 13 músicas originalmente transcritas para instrumentos de sopro, percussão e coral sinfônico.

Terceira Idade em alta – beleza, elegância, simpatia e desenvoltura deverão ser os atributos comuns entre os participantes da 9º edição do Concurso da Melhor Idade, que vai escolher o Mister e Miss Terceira Idade de Cubatão. Com o objetivo de integrar esse pessoal bem humorado que já passou dos 60 anos, nada mais alto astral do que convidar o Coral Raízes da Serra. E os mais de 50 integrantes do Coral aceitaram o convite. A apresentação, marcada para o dia 26/8 às 13h30, no Bloco Cultural, estará cheia de música popular brasileira, com entrada franca. O Raízes da Serra é um Coral formado pelo pessoal da melhor idade, tendo por objetivo oferecer uma atividade de lazer para os participantes e entrenimento para o público.

Programação dos Grupos Artísticos de Cubatão

Cia de Dança da Sinfônica no Encontro Nacional de Dança
Dia 6/8 às 20h no Memorial da América Latina/SP

Concerto Didático do Grupo Rinascita
Dia 11/8 às 9h e 14h
Dia 18/8 às 10h e 14h
Dia 25/8 às 9h e 15h
UME Martim Afonso, Jd Nova República

Concerto Didático da Banda Sinfônica
Dia 12/8 às 9h e 15h30 na UME Estado da Bahia, Jd Nova República

Concerto Didático da Banda Marcial
Dia 13/8 às 15h na UME Jardim Casqueiro

Concerto da Banda do BEC
Dia 15/8 às 19h na Igreja Assembleia de Deus/Vila Nova
Av. Nações Unidas, 711

Concerto do Rinascita no projeto “Manhãs Musicais na Biblioteca”
Dia 21/8 às 10h, na Biblioteca Central

“Queen Sinfônico” no Projeto Tocando Santos
(participação da Banda Sinfônica e Coral Zanzalá)
Dia 22/8 às 19h no SESC/ Santos

Apresentação do Coral Raízes da Serra no Miss e Mister 3º Idade
Dia 26/8 às 13h30 no Bloco Cultural de Cubatão

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário