Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O JAZZ VIBRANTE DE CUBATÃO QUE CONQUISTOU O ENDA, ENCONTRO NACIONAL DE DANÇA


Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão vence o Festival, um dos mais importantes do Brasil. O resultado saiu neste domingo à noite (8/8).

Esculpindo o palco do Memorial da América Latina com belos movimentos e energia vibrante, a Cia de Dança da Sinfônica de Cubatão venceu o ENDA, Encontro Nacional de Dança, na categoria jazz. O resultado, divulgado no fim da noite deste domingo (8/8), deixa ainda mais evidente a excelência do trabalho do coreógrafo, bailarinos e equipe técnica da Cia. O ENDA é um dos Festivais de Dança mais importantes do país.

A coreografia vencedora apresentada pela Cia de Dança foi “Golden Days”, um retrato fiel dos grandes salões de baile dos chamados “anos dourados”. Cada pedacinho da década de 50 foi transportado para o palco, com direito a músicas das big bands e figurino impecável: vestidos de cetim, coques gigantes e uniforme militar. Em pouco tempo, o vigor do jazz com a precisão e sincronia dos movimentos tomaram conta do Auditório Símon Bolívar.

O interessante nesta coreografia é a atuação cenográfica dos bailarinos: “Sem isso, a coreografia não funcionaria. A idéia era mesmo mostrar a atitude de vanguarda dessa época que marcou o início de uma mudança cultural, revolucionando as próximas gerações”, afirmou Zeca Rodrigues, coreógrafo da Cia. Apesar de muitos bailarinos já serem maduros profissionalmente, Zeca conseguiu imprimir na Equipe sua marca registrada: o jazz, fruto de anos de pesquisa em um acabamento mais refinado. Ao fim da apresentação, a Cia de Dança recebeu longos aplausos e muita crítica favorável, mesmo de quem estava competindo e resolveu sair dos bastidores para dar uma olhadinha.


Coreografia "Golden Days": jazz vibrante

O Festival reuniu em todo este fim de semana, mais de 100 coreografias de grupos e academias de todo o Estado, apresentando um atual panorama da dança paulista. O ENDA contou com um corpo de jurados formado por grandes personalidades do mundo da dança: Sylvio Lemgruber (coreógrafo da Rede Globo), Sara Debenedetti (coreógrafa; Milão, Itália), Geralda Bezerra de Araújo (Ballet Stagium) e Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora do Theatro Municipal de São Paulo). “Para nós, participar do ENDA já foi uma vitória. Vencer então, foi simplesmente maravilhoso! É o reconhecimento do nosso trabalho”, disse, emocionada, a diretora Artística da Cia, Vanessa Toledo. De acordo com Vanessa, o apoio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão) foi indispensável para que a montagem acontecesse, já que a Cia é mantida financeiramente pela Prefeitura Municipal.

De acordo com Maria Pia Finócchio, um dos nomes mais influentes desta arte no Brasil, coordenadora do ENDA, o Festival é o pioneiro no estímulo à dança no país. Há 29 anos vem revelando talentos e lançando bons nomes, bailarinos que se projetaram e hoje participam de importantes grupos nacionais e internacionais. “O Festival de Joinville começou aqui. O ENDA é uma grande vitrine para quem ama a dança”, disse Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais da Dança (entidade que promove o Festival) e jurada do Domingão do Faustão.


Mais de 100 coreografias foram apresentadas no ENDA 2010

Com o 1º lugar, a Cia de Dança da Sinfônica já tem participação garantida no Grande Gala ENDA 2010 que acontece dias 9 e 10/10, também no Memorial da América Latina. Nestas datas serão entregues os prêmios em dinheiro e bolsas de estudos no Brasil e exterior para aqueles que obtiveram maiores notas do júri. O Grande Gala funciona como a festa de apoteose do ENDA, quando os vencedores são homenageados e apresentam as coreografias campeãs em um grande espetáculo. E “Golden Days” estará lá, levando o nome de Cubatão e de seus profissionais de maneira tão delicada e ao mesmo tempo vigorosa, como só a Dança é capaz de fazer.


Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário