Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CONCERTOS DIDÁTICOS ENCANTAM CRIANÇAS DO JARDIM NOVA REPÚBLICA


Grupo Rinascita e Banda Sinfônica levaram a música de qualidade para a meninada do bairro. Tudo de maneira bem humorada

Crianças que estudam em escolas municipais do Jardim Nova República acompanharam apresentações musicais diferentes nestes últimos dias: o Grupo Rinascita de Música Medieval e a Banda Sinfônica de Cubatão realizaram Concertos Didáticos em colégios do bairro. Mais de 200 alunos conheceram de perto o trabalho desenvolvido por esses Grupos Artísticos da cidade.

Nesta quinta-feira (12/8), meninos e meninas da UME Estado da Bahia receberam a visita da Sinfônica. Sob o comando do Regente Marcos Sadao Shirakawa, a Banda apresentou um repertório cheio de música popular e clássica. As canções tema de desenhos animados também fizeram parte do Concerto. O Maestro explicou de uma forma bastante lúdica o que é uma Banda Sinfônica; falou sobre os tipos de instrumentos musicais (sopro e percussão) e a diferença entre um estilo e outro de música (erudita e popular). No fim da apresentação, as crianças puderam até mesmo “reger” a Banda.

No dia anterior (11/8), foi a vez dos alunos da UME Martim Afonso, também no Jardim Nova República, participarem de um Concerto Didático, desta vez, proporcionado pelo Grupo Rinascita. De maneira bem humorada, o Regente Albino de Oliveira levou os pequeninos a uma verdadeira viagem pela época da Renascença e Idade Média. Mostrando um repertório que passeia entre os séculos XIV e XVII, o Rinascita chamou bastante a atenção dos alunos, que ficaram curiosos em conhecer os instrumentos musicais do Grupo, réplicas dos utilizados naquela época. São guitarras barrocas, alaúdes, instrumentos de percussão e flautas. De acordo com Albino, o principal objetivo dos Concertos Didáticos é a formação de público para a música clássica.

Outras apresentações: Dia 13/8 (sexta-feira) a Banda Marcial realiza apresentação na programação da “Semana da Família” na UME Jardim Casqueiro a partir das 17h. O Rinascita leva outros Concertos Didáticos este mês, também até à UME Martim Afonso, dias 18 e 25/8. As escolas (públicas ou particulares) interessadas em agendar os Concertos Didáticos da Banda Sinfônica, Banda Marcial, Grupo Rinascita, Coral Zanzalá e Coral Raízes da Serra da Terceira Idade devem entrar em contato pelo telefone 3362-0837.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Divulgação do Grupo Rinascita

Nenhum comentário:

Postar um comentário