Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PROGRAMA BEC FORMA PRIMEIRO ALUNO

Edson Souza da Silva conclui curso de Percussão nesta quinta-feira (2/12)

O Programa Banda Escola de Cubatão (BEC) dá mais um passo em direção à formação profissional de seus alunos. Nesta quinta-feira (2/12) às 19h, o aluno Edson Souza da Silva realiza uma conquista inédita no BEC: será o primeiro aluno a concluir os 10 módulos de aprendizado em Percussão propostos pelo Programa. Para o Coordenador Geral do BEC, Maestro Marcos Sadao Shirakawa, a formatura de Edson é um momento bastante importante pois ressalta a qualidade do ensino oferecido no local.

Edson sempre se interessou por música, em especial, pela percussão. Há 10 anos ingressou na Banda de Tambores José da Costa (que faz questão de participar até hoje). Em 2005 iniciou o Curso de Percussão Erudita no Programa BEC com a monitora Kelly Regina Cabral. Desde então, participou de vários grupos da escola. Atualmente é o líder da Percussão na Banda do BEC, o que os músicos costumam chamar de “chefe de naipe”. O aluno conclui todos os módulos propostos pelo Programa, incluindo dois cursos complementares de Harmonia e Percepção Musical na Escola Técnica de Música e Dança (ETMD) “Ivanildo Rebouças da Silva”.

Da um simples aluno, Edson conseguiu ingressar na Banda Marcial de Cubatão, através de processo seletivo. Este é, aliás, um dos grandes objetivos do Programa BEC: através do talento e dedicação dos seus alunos, suprir os Grupos Artísticos de Cubatão com esses jovens em formação. Além da Banda Marcial, os grupos como Sinfônica de Cubatão, Coral Zanzalá e Grupo Rinascita investem nesses jovens músicos.

A formatura de Edson acontecerá em forma de recital, dentro da escola ETMD. O repertório a ser executado pelo percussionista inclui peças solo de vibrafone como “Prelude and Blues” (Ney Rosauro), o solo de tímpano “Estudo 1” (Vic Firth), solo de bateria entitulado “A minute of news” (Eugene Novotney), além de participação junto ao Grupo de Cordas do BEC com a canção “Concerto para violino” (Johann Sebastian Bach) e um dueto com a pianista Carolina de Souza com uma peça em que executará o xilofone, “Valse Brilliant” (George Hamilton Green). Todas essas músicas são assinadas por grandes nomes da música erudita.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário