Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ORQUESTRA DO CUBATÃO SINFONIA LOTA PÁTIO DE ESCOLA NA COTA 200

Apresentações de natal aconteceram nesta sexta (10/12) e quinta-feiras (9/12), reunindo mais de 100 jovens artistas

A emoção de acompanhar, pela primeira vez, o concerto de uma Orquestra Jovem. Para muitos moradores das Cotas, conferir o espetáculo de fim de ano do Projeto Cubatão Sinfonia foi um presente antecipado de natal. “Eu amo esse lugar porque além dos amigos, temos essa orquestra maravilhosa tocando pra nós”, disse, emocionada, dona Maria de Lourdes Santana, moradora do bairro, logo após a apresentação desta quinta-feira (9/12) no pátio da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano, na cota 200.

Boa parte da noite foi regada à boa música clássica executada pela Orquestra Jovem e Coral do Projeto. Melodias como “Jesus Alegria dos Homens”, “Boas Festas” e canções gospel fizeram parte do repertório. No encerramento do espetáculo, alunos e plateia entoaram, juntos, a canção “Noite Feliz”. Quem esteve no espaço pode acompanhar, também, a exibição do documentário sobre o Projeto, realizado por alunos da Unimonte, com 17 minutos de duração.

Pátio lotado – as atividades continuaram nesta sexta-feira (10/12), no mesmo local. Desta vez, centenas de crianças, que ainda estão em aulas no colégio, se encantaram com a apresentação dos Grupos Cênico, de Sopros e Percussão e Camerata de Violões de Cubatão Sinfonia. Com uma programação basicamente formada por temas natalinos, foi possível ver a alegria nos olhos de quem acompanhava o concerto pela primeira vez e a felicidade no rosto de alunos e professores, que concluem mais um ano de atividades e crescimento na área cultural.

O Projeto Cubatão Sinfonia foi criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica com o objetivo de oferecer aulas gratuitas de música e canto coral para moradores dos bairros Cota, especialmente jovens matriculados regularmente na escola. O Projeto fez tanto sucesso que atualmente até os pais dos estudantes participam das atividades. O Cubatão Sinfonia atende mais de 140 crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores não só da Cota 200, mas de outros bairros próximos como Água Fria, Pinheiro do Miranda e Fabril. Tem o patrocínio da empresa Usiminas e apoio da Prefeitura de Cubatão, Posto Pólo, Engebasa e Ecopátio. Outras informações podem ser obtidas no www.cubataosinfonia.org.br .

Maratona de apresentações – os jovens do Cubatão Sinfonia também realizam concertos musicais dia 15/12 às 18h no Teatro do Kaos, dia 16/12 às 10h durante o Simpósio “Construindo a sustentabilidade”, sobre os avanços da Agenda – à qual o Projeto está inserido, no Bloco Cultural. Dia 17/12, Orquestra Jovem oferece um presente de natal saboroso, bem na hora do almoço, para os funcionários da Usiminas. A apresentação será no refeitório da empresa às 12h.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário