Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PREFEITA RECEBE CONSELHO DE CULTURA DE CUBATÃO

Encontro nesta terça-feira (21/12) marcou o lançamento oficial da “Revista da Cultura”

O Conselho de Cultura do município de Cubatão, Concult, anda a passos largos. E nesta terça-feira (21/12) os conselheiros tiveram a oportunidade de falar sobre as conquistas e novos projetos à prefeita Marcia Rosa. O encontro serviu para o conhecimento da elaboração da minuta do Fundo Municipal de Cultura e, também, para marcar o lançamento oficial da “Revista da Cultura”, uma publicação mensal do governo municipal, que tem por objetivo fazer um retrato vivo da produção artística da cidade.

O presidente do Conselho, Ivan da Conceição, falou à prefeita sobre a criação do Fundo Municipal de Cultura, um mecanismo que proporciona a concessão de incentivos financeiros à pessoas físicas ou jurídicas para a realização de projetos artísticos. Através deste Fundo poderão ser organizados Festivais, Festas, Mostras, Exposições, entre outras atividades culturais. A prefeita demonstrou muita alegria em ver o belo ofício construído com sucesso: “Esse trabalho é de vocês e eu acredito em artistas”, afirmou.

Foi levado ao conhecimento da prefeita, também, a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que vem sendo feito pela Secretaria da pasta junto com o Concult. A ideia do Plano é indicar políticas culturais que contemplem todos os segmentos artísticos, indo de encontro às necessidades da população, agindo como um roteiro para os próximos 10 anos.

O Secretário de Cultura, Welington Borges, lembrou que tanto o Plano Municipal de Cultura quanto a criação do Fundo são exigências do Plano Nacional de Cultura, PNC, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado. O PNC tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Participaram do encontro os conselheiros (titulares e suplentes): Ivan da Conceição (presidente), Marcelo Ariel (vice-presidente), Giovane Nazaré, Roberto Faccoro, Paulo Luis de Souza, Thiago Garcia, Fabrício Lopes, Eliane Ribeiro, e ainda, os secretários municipais Fernando Alberto Henriques (Comunicação), Marco Túlio Camargo (chefe de gabinete).

O tema central da reunião foi, claro, a Cultura. Mas o município de Cubatão e amor dispensado por todos ali pela cidade também foi alvo de discussões. Antes de terminar o encontro, um dos conselheiros, o ator Roberto Faccoro, declamou um poema que fala sobre a Cubatão que todos sonham e as riquezas materiais e imateriais que ela possui. O trecho final dizia: “Hoje, tudo é poesia. Hoje, tudo é ecologia”.

Revista da Cultura – como um apanhado da verve artística da cidade, a “Revista da Cultura” aparece com ares modernos, colorida e cheia de informação. A ideia é reunir a produção cultural do município, servindo como um canal de divulgação dos artistas e seus trabalhos. A programação cultural também vai ter destaque na publicação que será mensal.

Distribuída, gratuitamente, em bancas, prédios públicos e locais de grande circulação, a “Revista da Cultura” também estará disponível em versão digital no site da Prefeitura (www.cubatao.sp.gov.br). Deve ter, em média, 20 páginas, com informações e imagens caprichadas sobre os mais diversos segmentos da Arte. A comunidade terá a oportunidade de participar com sugestões de reportagens e inclusão de seus eventos gratuitos através do email agendacultural@cubatao.sp.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário