Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 5 de dezembro de 2010

GRUPO RINASCITA APRESENTA "JANELAS PARA O PASSADO"

abrindo programação do “Cubatão Natal Iluminado", grupo faz uma viagem musical pela época renascentista, medieval e barroca

 O som dos períodos renascentista, medieval e barroco vão encher cada espaço da Biblioteca Municipal de Cubatão, uma verdadeira viagem musical! Através dos sons das flautas, cítaras, guitarras barrocas e outros instrumentos de época, os músicos do grupo Rinascita se apresentam dias 6,7 e 8/12 às 15h. Os concertos abrem a programação do “Cubatão Natal Iluminado”.

O Grupo Rinascita é especializado na divulgação da Música Renascentista, também conhecida como Música Antiga. No repertório estão canções de compositores que influenciaram grandes nomes como Bach, Beethoven, entre outros. Este projeto recebeu o nome de “Janelas para o passado”, pois através dessa abertura no tempo a plateia será transportada para um período romântico e recheado de canções de paz.

 Em cada dia se apresenta um grupo diferente: na segunda-feira (6/12) será o Grupo de Cordas, formado por viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, violoncelo barroco e contrabaixo. No dia seguinte (7/12), o Grupo de Flautas é quem levará encanto à Biblioteca. E no encerramento do projeto (8/12) será a vez do Grupo de Sopros e Percussão mostrar o doce ofício do fazer artístico. O Rinascita utiliza réplicas fiéis dos instrumentos musicais utilizados entre os séculos XVI e XVII, todos feitos artesanalmente após grande pesquisa sobre os períodos da renascença e barroco, muitos deles importados da Europa.


O Rinascita tem uma história que começou há 35 anos. De um grupo experimental surgido no então Conservatório Musical de Cubatão (hoje Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”), se especializou e foi incorporado à administração municipal. Em agosto deste ano, mais um reconhecimento: foi tombado como patrimônio imaterial de Cubatão pelo Condepac, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural. Atualmente é composto por 16 integrantes e é considerado o maior grupo musical do gênero na região da Baixada Santista.


Papai Noel e queima de fogos – Dentro da programação do Natal Iluminado, na próxima quinta-feira, 9, às 17 horas, na Raia Olímpica, no Jardim Casqueiro acontece a Chegada do Papai Noel. O Bom Velhinho resolveu inovar, ao invés de utilizar o trenó e as renas para a viagem, ele chegará de barco para visitar a Cidade.

Noel será recepcionado por moradores do bairro e do entorno e representantes do Clube Escoteiro Albatroz. A bordo de um Trio Elétrico visitará a UME Pernambuco e o Cantinho dos Aposentados, no Jardim Casqueiro. Às 20 horas, depois de um passeio pelas ruas convidando a população para conhecer sua Vila, será conduzido ao Paço Municipal, onde receberá das mãos da Prefeita Márcia Rosa, a chave da Cidade.

Encerrando as festividades de final de ano, um grandioso show pirotécnico está sendo preparado para a chegada de 2011. De acordo com o diretor da empresa Fogos Xingu, Vralden Porto, a expectativa é superar a queima de fogos do ano passado. “Este ano, serão 18 minutos de efeitos progressivos, com 27 toneladas de fogos, que subirão de 25 a 500 metros de altura, colorindo o céu de Cubatão, num espetáculo de tirar o fôlego”, afirma.

Texto: Morgana Monteiro e Ana Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário