Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CUBATÃO DISCUTE SEU PATRIMÔNIO CULTURAL

O evento está inserido na programação da Conferência Internacional sobre o Patrimônio e desenvolvimento Regional (Conpadre) e acontece dia 3/12 a partir das 13h30

O patrimônio cultural de Cubatão, que ajuda a construir a história do município, vai ser tema de palestras nesta sexta-feira (3/12). A partir das 13h30, no miniauditório da Câmara Municipal, autoridades no assunto, de várias partes do mundo, estarão reunidas na Conferência Internacional sobre o Patrimônio e Desenvolvimento Regional, o Conpadre 2010. O objetivo do encontro é discutir a importância dos patrimônios culturais, e de que maneira eles podem e devem conviver em harmonia com o progresso e crescimento das cidades.

Este ano, o Conpadre já percorreu os municípios de Campinas, Jaguariúna, no interior paulista, e encerra as atividades em Cubatão, onde recebeu o nome de “Seminário do Patrimônio Cultural”. André Munhoz de Argollo Ferrão, presidente da Conferência, fará a abertura do encontro, falando sobre o que é o congresso. Na sequência, Grácia Dorel Ferre, da Universidade de Savoie, na França, realiza a palestra “Arquitetura industrial”, destacando a importância de se preservar essas edificações.

Interessante, também, será o discurso do professor Manoel Gonzalez, que realiza pesquisas arqueológicas no entorno do Largo do Sapo, tombado recentemente pelo Condepac, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão. Gonzalez vai falar justamente sobre as perspectivas arqueológicas na cidade, citando outra importante descoberta, dos sambaquis (agrupamentos de conchas criados pelos habitantes pré-históricos da região, até cinco mil anos atrás). O encerramento será feito por Welington Borges, presidente do Condepac e também secretário municipal de Cultura, que vai apresentar os trabalhos realizados pelo Conselho nesta última gestão.

fonte: www.cubatao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário