Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ESPETÁCULO "MÚSICA E DANÇA" TRAZ O SOM DAS BIG BANDS A CUBATÃO

 Banda Sinfônica e Cia de Dança prometem encantar com sons e danças dos grandes bailes. Espetáculo acontece dias 4 e 5/12 às 20h com entrada gratuita

Imagine um grande salão de baile com suas donzelas cheias de brilho nas roupas e no olhar. No palco, o som encorpado das big bands: muitos, muitos metais ressoando canções de alegria e romance. Isso é apenas um pouco do que a Banda Sinfônica de Cubatão e Cia de Dança vão oferecer no espetáculo “Música e Dança” neste fim de semana. A apresentação acontece no Bloco Cultural, neste sábado (4/12) às 20h, com reapresentação no domingo (5/12), no mesmo horário. A entrada é gratuita.

Big Band é uma expressão inglesa que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz. Esse tipo de formação foi popular nos anos 20 e 50, período conhecido como a “Era do Swing”.  E é justamente esse clima que a Sinfônica quer retratar neste concerto, afirma o Maestro Marcos Sadao Shirakawa, regente da Banda. Para isso, estão incluídas no repertório canções do brilhante compositor norteamericano Leonard Bernstein: “Overture do Candide” é uma delas, peça muito popular entre as principais escolas de música por conta da qualidade da composição.

A viagem pelo mundo orquestral de Bernstein prossegue com a suíte de “West side history”, uma das obras mais premiadas e conhecidas dele. Quando se fala em “West side history” surge logo a imagem do filme de Robert Wise, ganhador de 10 Oscars. O que muitos esquecem é que antes do sucesso no escurinho do cinema, essa versão moderna de Romeu e Julieta foi montada nos palcos da Broadway, há exatos 53 anos, consagrando Leonard Bernstein como um dos grandes nomes da música instrumental.

 E em um casamento bem sucedido, Sinfônica e Cia de Dança se apresentam juntos, contando essa bela história, através do talento dos cerca de 100 artistas em um só palco. “West side” é um musical que retrata a vida de Tony e Maria, dois jovens apaixonados que são impedidos de ficarem juntos por conta da diferença de raças e classes.

Essa trilha musical é uma das mais bonitas da história dos musicais e do cinema. Baseado nessas canções, a Cia de Dança elaborou coreografias que falam de ternura e paixão, encontros e desencontros, com toques de nostalgia e pitadas de humor, mas sempre tendo o amor como tema principal e recorrente. Os estilos utilizados são o jazz, dance theater e balé clássico, elaboradas por Zeca Rodrigues e Laís Borges. A alma inovadora do Maestro Bernstein levou a música clássica ao conhecimento de todos. No concerto deste fim de semana, Sinfônica e Cia de Dança querem reproduzir toda essa genialidade.

Outra canção que merece destaque neste Programa é a clássica “Porgy and Bess” de George Gershwin, uma opereta escrita em 1934, último grande trabalho desse compositor, importantíssimo para a história da música mundial. A obra de Gershwin caracteriza-se pela composição de música sinfônica e tirmos de jazz dos anos 30, com melodias de fácil assimilação. A Sinfônica vai trazer, ainda, “Big Band spectacular” e “Rock and roll explosion”.

A premiadíssima coreografia “Golden Days” - continuando no clima dos grandes bailes, a Cia de Dança da Sinfônica mostra o trabalho realizado com afinco pelos seus 24 bailarinos. Em determinado momento do espetáculo, a Cia vai brilhar com a coreografia “Golden Days”, que deu o 1º lugar à Cia no Encontro Nacional de Dança (ENDA 2010), categoria jazz. Embalados ao som de “Boogie woogie boy of Company”, o grupo promete levar o público a uma viagem pelos anos 50, chamados de “anos dourados”, com todo vigor e energia da época, com direito a figurino elaborado, muitas saias rodadas, coques gigantes e uniforme de pracinhas.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário