Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ORQUESTRA JOVEM DO CUBATÃO SINFONIA EMOCIONA EM CONCERTO DE NATAL

Apresentação aconteceu no Teatro do Kaos (15/12). Foi exibido o documentário sobre o Projeto

Os jovens músicos do Projeto Cubatão Sinfonia simplesmente encantaram no Concerto de Natal realizado nesta quarta-feira (15/12) no Teatro do Kaos. Orquestra Jovem e Coral apresentaram um repertório especial, cheio de canções natalinas e temas de filmes como “Forrest Gump” e “A Bela e a Fera” (Somewhere out there). O concerto emocionou a plateia, que teve presenças especiais de Welington Borges, secretário de Cultura de Cubatão e Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas, um dos apoiadores do Projeto.

Para os jovens músicos, a oportunidade de se apresentar em um teatro representa a continuidade do sonho de se tornar um profissional da Arte. Um exemplo disso é Jefferson Tidra, de 11 anos. Há apenas dois meses integrando o Cubatão Sinfonia, o menino está feliz vida: já participa da Orquestra, tocando flauta transversal. Nesta quarta-feira, outros 40 jovens também puderam mostrar a todo o público, o resultado de mais esse ano de trabalho.

Momento especial aconteceu durante a exibição do documentário “Projeto Audiovisual Cubatão Sinfonia”, elaborado por estudantes do Curso de Comunicação da Unimonte. O vídeo teve duração de 18 minutos e mostrou, de maneira bastante sensível, a história de vida dos alunos e a construção do Projeto sociocultural instalado na Cota 200.

O Concerto também despertou discursos emocionados como do Coordenador Artístico do Projeto, Eder Crispim, que ressaltou a importância social do Cubatão Sinfonia para as crianças moradoras das Cotas e outros bairros próximos, já que ali não contam com nenhum tipo de atividade nem espaço de lazer. Já o secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, falou sobre a inclusão do Projeto na vida cultural da cidade.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, disse estar muito feliz de poder acompanhar o concerto. Depois de viagem longa - já que está instalada em Belo Horizonte (MG) – ela se disse bastante à vontade para curtir a apresentação: “A Usiminas se orgulha em apoiar projetos que mudem a vida das pessoas para melhor, como esse”, disse.

Em busca de patrocinadores – o Projeto agora está em busca de novos apoiadores que queiram continuar patrocinando esse sonho. O Cubatão Sinfonia tem a chancela da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o que permite que empresas patrocinem as atividades através de cotas. Neste ano de 2010, contou com o patrocínio da Usiminas e apoio das empresas Ecopátio, Posto Pólo e Engebasa.

O Projeto sociocultural foi criado em 2007 pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão e hoje atende mais de 150 jovens e adultos dos bairros Cota, Grotão, Pinheiro do Miranda, Fabril e Água Fria com aulas gratuitas de música, canto coral e grupo cênico. Instalado na principal avenida da Cota 200, ocupando várias salas dentro do Shopping da Comunidade, o Programa pretende ampliar o número de atendimentos ano que vem, passando a abrigar pelos menos 250 alunos. Todas as informações sobre o Projeto estão no site www.cubataosinfonia.org.br .

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário