Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 5 de dezembro de 2010

CUBATÃO FAZ SEMINÁRIO COM ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS EM PATRIMÔNIO CULTURAL

Local onde se encontram alguns dos sambaquis mais antigos e importantes do mundo; região cuja história insere-se nos primórdios da colonização do Brasil; sede do primeiro pólo industrial petroquímico-siderúrgico da América Latina, Cubatão recebeu nesta sexta-feira, dia 3, um grupo de professores de universidades e instituições de países latino-americanos e europeus — que nos últimos dias estiveram na Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional, em Campinas (Conpadre 2010) — para participar de um Seminário sobre o Patrimônio Cultural da Cidade.

Evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Seminário foi aberto com apresentação do grupo de flautas do Rinascita e teve palestras do professor Manoel Mateus Bueno Gonzalez, da Universidade de São Paulo, que falou sobre "Perspectivas Arqueológicas em Cubatão"; e da professora Grácia Dorel Ferre, da Université de Savoie, França, sobre o tema "Arquitetura Industrial".
Em sua palestra, Manoel Gonzalez apresentou um resumo do trabalho de pesquisa que vem realizando na Cidade, com destaque para os sítios cerimoniais (sambaquis), os sítios de contato relativos aos povos tupiniquins e tupinambás (restos de utensílios e outros materiais) e os sítios históricos (ruínas de edificações que remotam aos primórdios da industrialização brasileira).

Arquitetura Industrial - Já a professora Grácia fez um amplo painel das manifestações do homem industrial ao longo, em especial dos aspectos relativos à arquitetura ligada às atividades fabris, dos avanços sociais decorrentes do trabalho, das conquistas trabalhistas ao longo da história, chegando à sociedade pós-industrial em que vivemos desde meados do século passado, onde predominam os serviços, com as atividades industriais cada vez mais automatizadas ficando em segundo plano.

Para a professora, a grande pergunta que se faz, hoje, quanto ao patrimônio industrial que herdamos, é exatamente "como reutiliza-lo sem o trair". Como resposta, apresentou vários exemplos de antigas instalações industriais existentes ao redor do mundo, bem como grandes máquinas inativas, que foram restaurados, receberam adequada arquitetura de apoio e se transformaram em locais de intensa e lucrativa visitação turística. A mesma receita que ela e o professor Manoel Gonzalez indicam para Cubatão.

Presenças - O Seminário contou com a presença de André Munhoz de Argolo Ferrão, da Unicamp, presidente da Conferência Internacional sobre Patrimônio e Desenvolvimento Regional; Joaquim Sabaté Bel, professor de Urbanismo da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha; Jorge Tartarini, diretor do Museu da AVSA/Argentina; Miguel Angel Alvarez Areces, de Incuna, Espanha; Andrés Satizabel, da Universidade Nacional da Colômbia; Humberto Morales Moreno, da Universidade de Puebla, México; Teresita Nunes, da Universidade de Buenos Aires, Argentina; Eugênio Garces Felil, da PUC/Chile.
Mais: José Manoel Lopes Cordeiro, da Universidade do Minho, Portugal; Laura Amarilla, da Universidade de Córdoba, Argentina; Mônica Ferrari, da Universidade de Tucumã, Argentina; Carolina Rainero, da Universidade de Rosário, Argentina. Pela Prefeitura de Cubatão, participaram Welington Ribeiro Borges, secretário municipal de Cultura e presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura de Cubatão (Condepac), que conduziu o encontro e saudou os presentes; Fábio Inácio, secretário municipal de Educação; Patrícia Limeres, representante da Usiminas; e Genilde Josino Espina, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão. Pela manhã, o grupo conheceu os monumentos da Estrada Velha do Mar.

Texto: Oswaldo de Mello
Fotos: Lincoln Spada (LS) e Carla Martuscelli (CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário