Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PROJETO "VARA PARA PESCAR - ESCOLA DE PRODUTORES CULTURAIS" COMEÇA A TODO VAPOR


Primeira semana de aulas teve 100% de presença dos alunos. 

A primeira semana de aulas do Projeto “Vara para pescar – Escola de Produtores Culturais” começou a todo vapor! Os alunos selecionados para integrar a primeira turma do curso em Produção Cultural compareceram em massa. As aulas acontecem três vezes por semana, no período noturno, no Centro Multimídia do Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº).

Voltado para artistas da Região, o curso vai capacitar esses profissionais para trabalharem com Cultura e Arte. Patrícia de Araújo tem 26 anos e faz parte do eixo “Literatura”. Escreve sobre a importância da recreação e do lazer na vida das pessoas. “Acredito que esse curso vai me ajudar a evoluir intelectualmente, oferecendo um panorama maior sobre projetos culturais e como criá-los de maneira eficiente”, afirma. 
A jovem, que também trabalha com eventos infantis, diz que pretende elaborar um projeto para inserir jogos tradicionais no bairro da Vila Esperança, em Cubatão, e, ainda, de um livro sobre a importância da recreação e lazer nas comunidades.

Ao todo, 40 alunos começaram a frequentar o primeiro módulo do Curso, de “Concepção de projetos culturais”, ministrado pela escritora e produtora cultural Viviane Veiga Távora, idealizadora da escola. “Esse módulo oferece uma visão ampliada sobre o assunto. Posso, também, dividir as experiências que tive ao longo desses anos como produtora cultural”, diz a professora. Ela lembra que todos os cursos têm certificado do Senac, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os artistas receberão 139 horas/aulas com este e os seguintes cursos: “Leis de incentivo à Cultura: Rouanet, PROAC, Lei Mendonça”, “Estratégias de captação de recursos para projetos culturais”, “Básico em organização de eventos” e “Marketing de eventos”. Isso, além de um curso de “Excel”, programa de computador que oferece muitas ferramentas para criação de tabelas, tão utilizadas nos orçamentos dos projetos culturais. “Parece pouco, mas essa ajuda é de grande importância para quem trabalha com projetos”, garante Viviane. 

A Escola ainda conta com uma sala de informática para realização de trabalhos e pesquisas, biblioteca referência na área cultural, com dezenas de títulos sobre o assunto, além de laboratórios de projetos culturais, onde colocarão em prática o que aprenderem em sala de aula. No decorrer das atividades, os estudantes poderão estagiar junto a parceiros do projeto Vara para pescar. Os que obtiverem as melhores notas poderão receber bolsa-auxílio de R$ 300,00 para atuarem como monitores.

Iniciativa inédita na Região – O Projeto “Vara para pescar - Escola de Produtores Culturais” é patrocinado pelo programa Integração Petrobras Comunidades, apoiando a qualificação do trabalho, a geração de renda e as oportunidades. “O programa Integração Petrobras Comunidades não é uma doação, é um investimento acompanhado pela direção da empresa”, diz Waldir Ramalho, coordenador de Relacionamento Comunitário da Regional São Paulo Sul da Petrobras.

A utilização de uma das antigas casas do Parque Anilinas e da sala no Centro Multimídia é uma parceria com a Prefeitura de Cubatão. De acordo com a coordenadora da Escola, Ana Cistina Araújo, a iniciativa é inédita na Região. “Não há outros cursos com esse formato na Baixada Santista, que tenham a certificação do MEC e a qualidade do SENAC. Queremos que esses artistas cheguem ao fim do curso completamente qualificados para criarem e gerenciarem seus próprios projetos. Oferecemos todas as possibilidades para que eles ‘pesquem’ suas próprias oportunidades”, completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário