Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CUBATÃO COORDENA CÂMARA TEMÁTICA DE CULTURA DO CONDESB

Reunião com representantes das 9 cidades da Região Metropolitana aconteceu dia 3/9. 

Representantes das 9 cidades da Região Metropolitana e da Agência Metropolitana (AGEM) se reuniram na manhã desta terça-feira (3) nos trabalhos da Câmara Temática de Cultura do Condesb, o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista. O encontro foi no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá. O secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, é quem coordena a Câmara.

Essa é a terceira reunião do Grupo este ano. Desta vez, a conversa dos dirigentes girou em torno do fortalecimento da área cultural em âmbito regional. O primeiro assunto foram as conferências municipais de cultura. Cubatão dividiu a experiência positiva que obteve com a grande participação popular nas pré-conferências e, posteriormente, na conferência, onde foram discutidas propostas concretas que atendam às reais necessidades da área. Guarujá também falou sobre a bagagem que adquiriu neste processo.

O próximo passo, agora, é a participação dos municípios da Região – cada qual com seus representantes previamente escolhidos - na Conferência Estadual de Cultura, na semana que vem, na Capital. Foi acertado que durante este encontro será eleito o representante da Baixada Santista que participará da Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, em outubro.

Tudo isso, na verdade, gira em torno do SNC, Sistema Nacional de Cultura, processo que tem causado uma corrida contra o tempo para muitas cidades. O SNC é um modelo de gestão do Ministério da Cultura que visa estimular e integrar as  políticas públicas culturais implantadas pelo governo federal, estados e municípios. A ideia é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos. Mas vale lembrar que para participar do SNC, as cidades brasileiras precisam cumprir várias metas, como a realização de conferências municipais da áera, implantação de um fundo de incentivo à cultura, manutenção dos conselhos municipais da categoria e a elaboração de um plano municipal. Até agora, somente Cubatão, Guarujá e São Vicente já estão inscritas no SNC, pois já cumpriram quase todas as metas. 

O secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, destaca que o Sistema Nacional inclui a Cultura como gênero importante na construção da cidadania: "Hoje, entendemos que a Cultura é um instrumento de governo, de acesso, da promoção de valores e conhecimento. Não é somente entretenimento e lazer, mas também uma maneira de expressão da comunidade", afirmou.

Circulação de artistas e diagnóstico cultural – Os dirigentes também discutiram importantes propostas a serem amadurecidas. Uma delas diz respeito a uma carta de intenção que será entregue na Conferência Estadual, semana que vem, com questões pontuais e necessidades comuns a todas as cidades da Região, como o redirecionamento dos editais culturais (ProAC, por exemplo), para que atendem às reais necessidades da Região da Baixada. A ideia é sistematizar essa e outras propostas de maneira eficiente, com a colaboração de todos os municípios. 

Outra ideia retomada foi a circulação dos artistas da Região pelas próprias cidades da Baixada Santista. “É como se fosse um grande ‘corredor cultural’, com diversas manifestações de nossos artistas percorrendo todas as cidades, ao mesmo tempo. Nos fazemos conhecidos para o público da nossa própria Região, nos dando mais condições, a partir daí, de disputar Lei Rouanet, por exemplo”, afirmou Amauri Alves, secretário de Cultura de São Vicente, que espera contar com a ajuda financeira do Condesb para realização dessa circulação. O Grupo de trabalho que cuidará desse projeto deverá estar formado até semana que vem. O fomento desse “corredor cultural” já foi sugerido em 2009 – porém, nunca saiu do papel - conforme lembrou Maria de Lourdes Bueno, representante de Praia Grande.

O secretário adjunto de Cultura de Guarujá, Odair Dias Filho, sugeriu a criação de um Fundo Metropolitano de Cultura para atender às 9 cidades. Outra proposta lançada foi a elaboração de um “diagnóstico cultural” da Baixada Santista. “Podemos tentar convênios com universidades estaduais para realização desse diagnóstico. O estudo poderia nos dar uma visão ampla de nossa Região, apontando para as diferentes realidades e identidade de cada município, e, principalmente, sensibilizando sobre os problemas comuns a todos”, afirmou Odair.

Também participaram dessa reunião: Francisco Gomes da Costa Neto, diretoria técnica da AGEM (Agência Metroplitana da Baixada Santista);  Raul Christiano, secr. de Cultura de Santos; Juliana Veiga, representante de Bertioga; Juliana Clabunde, Rede pela Diversidade Cultural de Cubatão; Ricardo Pettine, diretor de Cultura de Mongaguá; Antônio Marques Fidalgo, de São Vicente; Maria de Lourdes Bueno, representante de Praia Grande; Ivan dos Santos representando Itanhaém e Fátima Cristina Pires, de Peruíbe. O próximo encontro da Câmara Temática é no dia 2/10, em Bertioga.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cubatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário