Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ENCONTRO DE FERROMODELISMO DE CUBATÃO ENTRA PARA O CALENDÁRIO ESTADUAL DE EVENTOS

A 5ª edição do evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro 

O Encontro de Ferromodelismo de Cubatão acontece há cinco anos na cidade, atraindo cada vez mais participantes e admiradores. E agora, outra notícia reforça o sucesso da festa: o evento será incluído no Calendário Turístico Estadual de Eventos. O projeto de lei do deputado Baleia Rossi recebeu aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Este ano, a festa está marcada para os dias 19 e 20/10, no Novo Anilinas. “Já temos a confirmação de expositores de várias localidades de São Paulo e de outros estados, além de apresentações musicais”, afirma o secretário de Cultura, Welington Borges, apaixonado pelo hobby. Ele comenta que, desta vez, a novidade ficará por conta da maquete da Siderúrgica Valene, vinda diretamente de Curitiba (PR).

A réplica tem quase quatro metros de comprimento e retrata uma siderúrgica das décadas de 1940 e 50. Tem visual completamente diferente de tudo que tem sido construído em termos de maquete no Brasil. Para ser fiel à época, o proprietário e apaixonado por ferromodelismo, José Balan Filho, pesquisou em livros e fotos para adquirir as máquinas e demais objetos, além de construir inúmeras interligações, desvios e raios de curva compatíveis com o material rodante. Tem ainda um traçado que apresenta simetria e funcionalidade. A maquete já foi notícia em um site internacional sobre o hobby, o Peach Creek Shops.

Evento – Em 2013 será a 5ª edição do evento. No ano passado, a festa atraiu mais de 5 mil visitantes ao vão cultural do Novo Anilinas, reunindo expositores de Santo André (Paranapiacaba), Salto de Pirapora, Campinas, Araraquara e Leme com suas centenas de miniaturas, réplicas de locomotivas fabricadas na Rússia, Estados Unidos e Inglaterra, muitas das quais já circularam pelos trilhos brasileiros. Isso, sem contar as maquetes que transportam para escala diminuída, cidades inteiras. Muitos trilhos somam até sete metros, entre curvas, pontes e túneis. O Clube Beneficente Amigos do Plastimodelismo - CBAP, de São Vicente, também participou da mostra com dioramas, miniaturas de tanques de guerra e aviões.

Ferromodelismo ou Ferreomodelismo? - De acordo com as regras de formação de palavras, o primeiro elemento não pode ser um adjetivo se o segundo for um substantivo. Em outras palavras, "modelismo" é um substantivo, então o primeiro elemento não poderia ser adjetivo (ferreo), e sim outro substantivo (ferro). Portanto o termo correto é ferromodelismo. 

O primeiro termo "ferreo" caiu no gosto popular devido à associação direta com trem de ferro, e não com o principal material utilizado no hobby, como no caso do plastimodelismo, dando a ideia de miniaturas feitas em metal. Em Portugal é mais comum a designação "modelismo ferroviário".

A maquete Valene, de Curitiba (PR).

Rica em detalhes dentro da usina siderúrgica, também, o que
chamou a atenção de sites internacionais do hobby.


Nenhum comentário:

Postar um comentário