Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ARTESÃOS DE CUBATÃO PARTICIPAM DE AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO NO SESC DE SANTOS

A chamada “Formação de Coletivos Produtivos” contará com atividades do Núcleo de Economia Solidária da USP e da Incubadora Tecnológica da Fundação Getúlio Vargas


Artesãos da cidade de Cubatão se mobilizam e buscam qualificação. O grupo vai participar da “Formação de Coletivos Produtivos”, um ciclo de palestras promovidas pelo Sesc de Santos. Serão uma série de encontros até o fim do ano, com a participação de técnicos da Universidade de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas, FGV. 

Os artesãos interessados em participar das atividades podem se inscrever até dia 12/9 pelo telefone 3362-0861 ou diretamente no Departamento de Políticas Culturais para a Diversidade, na Casa 2 do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275). As atividades são gratuitas. 

A ideia é que esses artistas recebam informação de conteúdos relacionados à economia solidária e negócios inclusivos, qualificando essas pessoas a melhor se relacionarem com a profissão artística, aplicando os ensinamento no seu dia a dia, otimizando o trabalho e o ganho em si.

No dia 14/9, das 14h às 17h, acontece a primeira palestra, no Sesc de Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Os técnicos Felipe Bannitz, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FGV e Denizar Fazio, do Núcleo de Economia Solidária da USP é quem vão dividir as experiências com os artesãos.
Neste encontro o objetivo é falar sobre os princípios da economia solidária e tratar questões como desenvolvimento local, empreendimentos solidários, construção e fortalecimento de redes, além das possibilidades de formalização. 

A série de encontros continua no dia 29/10, com a palestra “Manufaturados X Artesanatos”, realizada no Centro Multimídia do Novo Anilinas. Em 9 e 30/11, a reunião é novamente no Sesc de Santos, com outra ministração do pessoal da USP e Fundação Getúlio Vargas.

O que é um “Coletivo” de Artesanato – Apoiadas pelo Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade, os trabalhadores que participam da Feira Municipal de Artesanato de Cubatão (cujas barracas ficam expostas na Av. Nove de Abril e no Novo Anilinas) de Cubatão formaram o chamado “Coletivo de Artesanato”. Nada mais é do que um grupo de determinado segmento artístico que se reúne para discutir, traçar planos e executar ações para melhoria do trabalho. Participam, também, os artesãos que hoje vivem nos Bolsões 7 e 9, vindos das remoções do Programa Serra do Mar. 

É esse Coletivo que participa das ações propostas pelo Sesc. Nos intervalos das atividades – palestras e oficinas, a ideia é que os artesãos se reúnam para discutir o movimento e ainda realizar pesquisas de campo, visitas a outras feiras de artesanato da região, conhecendo diferentes realidades e experiências bem sucedidas nesses locais. 

Fonte: PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário