Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

"MEDO DO ESCURO" É DESTAQUE NO TEATRO DO KAOS

Apresentação acontece dia 12/9. A entrada é franca.

A peça teatral “Medo do Escuto” é destaque nesta quinta-feira (12), no Teatro do Kaos, em Cubatão. A apresentação tem início às 20h30 e a entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência. O Kaos fica na Praça Coronel Joaquim Montenegro, 345, Largo do Sapo. 

O espetáculo estreou ano passado em Santos e esta é a segunda montagem do grupo de Teatro Widia com apoio do Ministério da Cultura e da lei Rouanet. Desta vez, o grupo traz um texto do músico e jornalista santista, Julinho Bittencourt, que retrata as angústias e ambiguidades dos tempos pós-modernos. 

“Medo de Escuro” tem como protagonistas o casal Pattie e Dannhy. Ele um músico, cover de George Harrison e ela uma designer de moda, ambos vulneráveis ao encanto da cultura pop. Os dois se aproximam e se abandonam com uma velocidade frenética, que confunde, muitas vezes, frivolidade e carência, paixão e amor, inocência e maturidade. A história é narrada por Pattie que viaja entre o passado e o presente montando um quebra-cabeças de momentos que explicam o drama pelo qual está passando.

No elenco estão Fabíola Nascimento e Ernani Sequinel e participação de Camila Baraldi, Barbara Braw e Marcia Marques. O cenário retrata a identidade do casal, às vezes romântica, intensa e ao mesmo tempo individualista e efêmera. O mesmo local também serve como ambiente do consultório da terapeuta de Pattie que busca um sentido para os fatos que foram vividos ao lado de Danny. Em alguns momentos o espectador sabe das coisas por meio de confissões da terapia, em outros por um simples telefonema ou ainda por um desabafo solitário. O final é surpreendente.

Para ajudar os atores na construção das personagens, foi sugerido o estudo de Carl Gustav Jung e suas teorias sobre complexos, tipos psicológicos, signos e símbolos. Um profissional da área de psicologia acompanhou o processo de criação. 

Tanto a direção como o cenário são assinados por Platão Capurro que buscou na multimídia o conceito que precisava para retratar o atual momento social no qual vivemos. Ferramentas tecnológicas como o skype no computador e o celular são utilizadas no espetáculo substituindo alguns personagens da trama. Imagens projetadas em uma tela retratam o passado ou a imaginação das personagens.Tanto Danny como Pattie aparecem diante dos olhos do público virtualmente e presencialmente. 

Dirigido a um público a partir dos 14 anos de idade, o espetáculo tem músicas do ex-Beatle George Harrison. A grande pergunta que o texto deixa no ar é simples e, ao mesmo tempo, crucial, particularmente para os jovens: A cultura de massa, com as suas canções de três minutos, revistas de moda e comportamento, palavras de ordem, artistas de seis meses, enfim, com a sua efemeridade, começa e acaba em si própria ou é capaz de trazer respostas para a existência humana, por mínimas que sejam.
O patrocínio é do Porto de Santos por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura; apoio da Unisanta, Casarão Santa Cruz, Tortop Bar. Apoio cultural de Alhambra Móveis, Colégio Parque Sevilha, Bonita Produções. Apoio institucional da Prefeitura de Cubatão e Secretaria de Portos.

Fonte: Widia Comunicação
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário