Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ARTESÃOS SE QUALIFICAM COM TÉCNICOS DA USP E FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

A primeira atividade aconteceu no Sesc de Santos


Pelo menos 20 artesãos cubatenses iniciaram uma corrida pela qualificação e reafirmação da identidade artística. No último sábado (14), se reuniram no Sesc de Santos para conversar sobre Economia Solidária. Estiveram presentes as artistas que compõem a Feira Municial de Artesanato, além do pessoal das Fabricoteiras (do grupo Nesdel – Projetos Serra do Mar) e Ateliê Arte nas Cotas. Participaram, ainda, artesãos da Biquinha, em São Vicente.

Os artistas receberam informações de técnicos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas, FGV, e do Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo, USP. No encontro, falou-se os princípios da economia solidária, e, também sobre a importância da organização do grupo.

“É importante organizar o grupo sem, contudo, dividir o círculo que se formou lá no início. É necessário empreender sem perder a identidade do que se está construindo”, disse Felipe Bannitz, da Fundação Getúlio Vargas. Ele afirmou, ainda, que essa qualificação que ensina, por exemplo, o artista a melhor empreender o dinheiro recebido, permite que desenvolva seu trabalho sempre levando em consideração o ganho e de que maneira fazer o empreedimento crescer. As aplicação são, realmente, no dia a dia.
Esta é a primeira de uma série de atividades desta ação, denominada “Formação de Coletivos Produtivos”. Até o final do ano, acontecerão várias palestras promovidas pelo Sesc de Santos. Os encontros continuam no dia 29/10, com a palestra “Manufaturados X Artesanatos”, realizada no Centro Multimídia do Novo Anilinas. Em 9 e 30/11, a reunião é novamente no Sesc de Santos, com outra ministração do pessoal da USP e Fundação Getúlio Vargas.

Coletivo – Apoiadas pelo Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade, os trabalhadores que participam da Feira Municipal de Artesanato de Cubatão (cujas barracas ficam expostas na Av. Nove de Abril e no Novo Anilinas) formaram o chamado “Coletivo de Artesanato”. Nada mais é do que um grupo de determinado segmento artístico que se reúne para discutir, traçar planos e executar ações para melhoria do trabalho. Participam, também, artesãos que hoje vivem nos Bolsões 7 e 9, vindos das remoções do Programa Serra do Mar. 

É esse Coletivo que participa das ações propostas pelo Sesc. Nos intervalos das atividades – palestras e oficinas, a ideia é que os artesãos se reúnam para discutir o movimento e ainda realizar pesquisas de campo, visitas a outras feiras de artesanato da região, conhecendo diferentes realidades e experiências bem sucedidas nesses locais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário