Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SEDE DO CUBATÃO SINFONIA RECEBE ILUSTRAÇÕES DA ARTISTA NICE LOPES


Portas e divisórias da escola de música receberam os desenhos, inspirados nas próprias crianças atendidas pelo Programa.

A sede do Programa Cubatão Sinfonia, instalado na Cota 200, agora está colorido e cheio de Arte. “Toda essa beleza, atribuímos ao talento da ilustradora Nice Lopes, que criou todos esses desenhos inspirados nos próprios alunos”, afirma Leandro Sampaio, coordenador administrativo do Programa. Ele mostra as portas e divisórias modulares, feitas em MDF e vidro, que receberam as ilustrações da artista.

Nice Lopes elaborou diferentes desenhos mas com uma característica que é só dela: o traço inconfundível. A doçura da criança ao descobrir na música um mundo diferente e encantador está presente em cada uma das figuras. “Não há quem não se alegre com o novo visual da escola. Muitas pessoas aparecem por aqui para perguntar sobre os desenhos e são só elogios”, completa Leandro.

Nice criou essas verdadeiras obras de arte no computador e depois, os desenhos foram impressos em oito colantes especiais, seguindo diretamente para os vidros que revestem parte das salas de aula. A artista fez questão de autografar algumas das ilustrações. Em uma visita ao Programa, conheceu a escola e bateu papo com as crianças que aprendem música, canto coral e fazem parte do grupo cênico.
“Me sinto lisonjeada em ter meus desenhos ilustrando um Projeto tão importante como o Cubatão Sinfonia”, afirma Nice Lopes. A artista também já desenvolveu logotipos e a identidade visual do Programa, sempre valorizando a cor laranja, marca do Projeto. A criançada adorou a novidade e comenta pelos corredores que ficou mais divertido estudar música por lá.

Artista Nice Lope autografa um dos paineis


Nice Lopes – Nice Lopes desenha desde criança. É ilustradora, artista plástica e publicitária. Trabalha na Prefeitura de Cubatão, como Chefe da Divisão de Publicidade e ministra aulas de ilustração para crianças no Fábrica Cultural, em Santos. Já ilustrou dois livros infantojuvenis: As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos, de Érika Freire, lançado em 2012 e A Nuvem Vermelha, de Mô Amorim, lançado em 2010, na Bienal Internacional do  Livro. Tem ilustrações publicadas na Revista Claudia, da Editora Abril, no jornal nova-iorquino The Wall Street Journal e em dois grandes livros de ilustração: Illustration Now! 2 e Illustration Now Portraits, ambos da Editora Taschen. Já desenhou estampas para a grife infantojuvenil Bicho Comeu.

Programa Cubatão Sinfonia – Criado para atender jovens de bairros de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina música e coral desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 800 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Atualmente tem 170 cadastrados que, além das aulas, compõem os grupos de câmara, Fanfarra da Escola Maria Helena Duarte e Orquestra Jovem. Atualmente, o Programa Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da Anglo American e Elog por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Isso, sem contar que desde o ano passado, o Cubatão Sinfonia tem o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2922 projetos de todo o país.

Fotos: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário