Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 2 de junho de 2010

CORAL ZANZALÁ DE CUBATÃO REPRESENTA A REGIÃO NO MAPA CULTURAL PAULISTA

A apresentação será dia 5/6 no Memorial da América Latina, em São Paulo. Estarão lá os 13 melhores corais do estado de São Paulo.

O Coral Zanzalá de Cubatão está entre os 13 melhores corais do estado de São Paulo! A comprovação disso acontece neste fim de semana, quando o grupo se apresenta juntamente com os outros corais escolhidos na seletiva do Mapa Cultural Paulista. As equipes representantes de cada região do estado se apresenta na Mostra Estadual que acontecerá no auditório Símon Bolivar, no Memorial da América Latina, na capital.
O Zanzalá sobe ao palco no dia 5/6 a partir das 18h. O repertório traz um pouco de tudo que o Coral realiza com tanta competência: Música Brasileira e Mundial e Negro Spirituals. Os Grupos selecionados também receberão dez exemplares de cd cuja gravação ao vivo ocorrerá durante a Mostra Estadual.

O objetivo do Festival é mapear os artistas de cada região e divulgar seus trabalhos. Diferentemente das outras edições, este ano, o Mapa não escolhe simplesmente o melhor deste ou daquele segmento. No Canto Coral, por exemplo, os representantes de cada região do estado vão percorrer cidades do interior, levando sua arte em apresentações gratuitas, é a chamada Mostra de Circulação que deverá acontecer no segundo semestre de 2010,. A programação ainda será definida.

Coral Zanzalá: O significado da palavra “Zanzalá” é “flor de Deus”. É o nome da flor “aleluia” que aqui, floresce no coração da Serra do Mar. Zanzalá também foi inspiração para o escritor cubatense Afonso Schmidt. Em 1978, o maestro Rodrigo Augusto Tavares percebeu a necessidade de se criar um grupo coral dentro do Conservatório Musical de Cubatão. Em 1993 o Grupo foi oficializado com a incorporação de cantores selecionados por meio de concurso seletivo. Hoje conta com cerca de 60 integrantes, homens e mulheres, com idades entre 20 e 50 anos.
O repertório do Coral é eclético: vai desde MPB, música mundial, sacra até canções eruditas. O foco não se perdeu: ainda é fazer música coral de qualidade, aliando, além do canto, a atuação cênica dos artistas, o que garante um resultado surpreendente e altamente ousado. O Grupo é regido pela maestrina Maria Fernanda dos Santos Tavares e tem a direção de Nailse Machado Cruz.

Texto: Morgana Monteiro

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber o nome de uma musica que vi o coral zanzala cantando la no memorial da america latina, se não me engano era um concurso...a musica começa com eles fazendo sons de passaros...lindissimos...adoro ver eles cantando...meu email é riczanelli3@hotmail.com

Postar um comentário