Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 30 de junho de 2010

GRUPO RINASCITA AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL DE CUBATÃO


Uma apresentação no saguão do Paço Municipal marcou a assinatura do decreto nesta terça-feira (29/6). A solenidade abriu a programação da Semana Afonso Schmidt.

A tradicional Semana Afonso Schmidt de Cubatão foi aberta em grande estilo nesta terça-feira (29/6) com a assinatura do decreto que oficializa o Grupo Rinascita como patrimônio cultural da cidade. Os músicos se apresentaram no Saguão do Paço Municipal mostrando à comunidade toda a magia do grupo, que transporta, das partituras para os nossos ouvidos, a bela música dos períodos renascentista e barroco.

A partir de agora, o Grupo Rinascita é considerado um "bem imaterial" do município de acordo com Welington Borges, presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepac). Para ele, Cubatão sai na frente com esse tombamento: "Não temos notícia de que outra cidade no Brasil tenha um grupo musical de época tombado como patrimônio cultural. É um grande passo em direção à preservação da nossa Cultura", afirmou Welington durante a cerimônia.


A apresentação musical em plena manhã na Prefeitura quebrou a rotina da população e dos servidores municipais, que ficaram impressionados com o som diferenciado do Rinascita. Usando alaúde, guitarra barroca, violoncelo, flautas doces e percussão, instrumentos réplicas dos utilizados entre os séculos XIV e XVIII, os 16 músicos do Grupo encantaram ao som das melodias de época. "Parece que eu viajei no tempo! Me senti num daqueles salões de baile da idade média", afirmou Ivone Souza, aposentada.

O chefe de Gabinete, Gerson Rozzo, representou a prefeita Marcia Rosa e falou sobre a importância de termos os chamados "bens imateriais", afinal, são eles que também garantem a identidade cultural de um povo. Para a secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Campinas, a assinatura do decreto é uma grande conquista do cubatense. "O tombamento é um presente não somente para este grupo. Acredito que todos os músicos da cidade se sintam reconhecidos pelo seu valor e seu talento", disse a secretária. Estiveram presentes na cerimônia também os secretários Fernando Alberto Henriques Jr (Ação Governamental), José Roberto Calazans (Administração), Ronaldo Cardoso de Souza (Audit), além de Marcos Sadao Shirakawa, maestro da Banda Sinfônica de Cubatão.


São 35 anos de muita música – O tombamento foi um momento especial para a musicista Gênova Silva Soares, que faz parte do Rinascita desde o início, quando ela ainda era estudante de flauta no Conservatório nos anos 70. Emocionada, ela e outros músicos, representando três diferentes gerações, foram homenageados pelo diretor artístico do Rinascita, Albino de Oliveira. O Rinascita surgiu em 1974, dentro do então Conservatório Musical de Cubatão. Foi uma idéia do professor Rodrigo Augusto Tavares. O objetivo era levar ao público melodias das épocas medieval, renascentista e barroca, mas acabou ultrapassando os limites escolares. E de um projeto experimental foi oficializado como grupo integrante da Prefeitura de Cubatão em 1986.

Por ser um grupo que toca música de época, o repertório é sempre fruto de muita pesquisa. Agora, o Rinascita quer trazer ao público peças de Johann Caspar Ferdinand Fischer, um compositor alemão que é o grande responsável por levar o estilo barroco francês à Alemanha. "Bach e Handel conheciam a obra de Fischer e por vezes fizeram uso dela. São canções muito bonitas. Estamos estudando, também, um momento musical histórico da família real no Brasil, abordando a música do padre José Maurício Nunes Garcia no início do século XIX", disse o diretor artístico, fazendo planos para o futuro.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Dilson Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário