Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 16 de junho de 2010

CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA DE CUBATÃO REPRESENTA A REGIÃO NO MAPA CULTURAL PAULISTA


A Cia foi escolhida a melhor equipe da Baixada Santista e participa da Mostra Estadual, na Capital, junto com os outros grupos selecionados.

Cubatão reafirma sua vocação artística através da Cia de Dança da Banda Sinfônica. O Grupo representa toda a região no Mapa Cultural Paulista. A Cia vai abrir a Mostra Estadual do Mapa que acontece entre 18 e 20 de junho no Teatro da Dança, na capital. A apresentação está marcada para dia 18/6 às 20h (Av. Ipiranga, 433, Edifício Itália, Centro).

A Cia de Dança da Sinfônica foi selecionada durante seletiva ano passado, quando competiram equipes de todos os municípios da Baixada. Nesta etapa do Festival, os representantes de cada região do estado participam de uma Mostra e no próximo semestre, realizam uma maratona de apresentações percorrendo várias cidades do interior.

O Grupo de Cubatão foi convidado a abrir a noite de apresentações com “Lamentos do mar”, vencedora da etapa regional do Mapa. A montagem mostra o cotidiano de uma vila de pescadores. Narra uma história de amor, retratando as alegrias e dores desses trabalhadores e seus amores. A coreografia impressiona pela atuação dos bailarinos e a carga emocional presente nas canções e na expressão corporal do grupo.
Coreografia "Lamentos do mar"

Em comemoração ao Centenário de Adoniran Barbosa, os grupos apresentarão uma segunda coreografia, inspirada na vida e obra deste notório artista paulista. Cada equipe ficou livre para desenvolver o tema e escolher a canção: “Iracema” foi a música escolhida pelo coreógrafo da Cia de Dança da Sinfônica. “Adoniran Barbosa foi, sobretudo, um humorista. Apesar de toda alegria que passava, uma de suas grandes virtudes foi a de compor, como poucos, canções explorando a linha que divide o humor e a tragédia”, afirma o coreógrafo Zeca Rodrigues. Utilizando elementos da dança contemporânea, aliados às técnicas de expressão corporal do teatro, a coreografia traz qualidade e força estética, resultando em um trabalho de grande impacto técnico e visual.

Dentro de uma harmonia simples, Adoniran elaborou “Iracema”. Gravada originalmente pelos Demônios da Garoa, ganhou uma versão pungente na voz de outro ícone da música, Clara Nunes, que tem o próprio Adoniran recitando os versos da canção, nos brindando com um registro emocionante. Uma canção capaz de comover e fazer rir, ao mesmo tempo. Seu resultado é o espelho de um grande homem: alegre e triste, brincalhão e introspectivo, mas, acima de tudo, um dos maiores compositores brasileiros. Por essas e outras razões, essa foi a música escolhida pela Cia de Dança de Cubatão para homenagear esse artista ímpar na Mostra de Campeões do Mapa Cultural 2009, em São Paulo.

Ao lado das melhores Cias de Dança do estado – esta Fase do Mapa cria uma grande vitrine com o propósito de identificar, ressaltar e divulgar a produção cultural do interior e litoral paulista. Neste fim de semana, acontecem apresentações de Dança com os grupos vencedores em cada região do Estado. “Estar entre as melhores cias de dança do Estado já é um grande presente”, afirma Zeca Rodrigues. Além da Cia da Sinfônica, participam da Mostra: Centro de Artes Lilian Gumieiro (Grande São Paulo), CBS Street Factory (São José dos Campos), Faces Ocultas (Sorocaba), Escalada Ballet (Araçatuba), Dançart (Presidente Prudente), No Break (Ribeirão Preto), Galpão 6 (São José do Rio Preto), Zulmira Gatto Ballet (Vale do Ribeira), Cia Shuffle Trips (Araraquara), Arte de Rua (Bauru), Cia de Dança Kahal (Campinas), Grupo Pietra Lincah (Marília). Além das apresentações gratuitas, os Grupos participam de workshops e palestras com grandes nomes da dança como Cláudia Souza, Andrea Thomioka e Juliana Moraes.


Corredor da Dança Paulista – no segundo semestre, o Mapa Cultural vai percorrer cidades do interior e litoral com a Mostra apresentada este fim de semana. A Cia de Dança da Sinfônica está incluída neste grande Corredor da Dança, e lavará as duas coreografias: “Lamentos do mar” e “Iracema”. As datas ainda não foram definidas.

Texto: Morgana Monteiro
fotos: Jefferson Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário