Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 30 de junho de 2010

ALUNOS DO PROGRAMA BEC SE ENCANTAM EM OFICINA DE MÚSICA


Eles passaram o dia no Instituto Bacarelli, na capital, onde tiveram aulas com músicos da Orquestra NDR, da Alemanha.

Acostumados a uma rotina de aulas que inclui teoria e prática de instrumento, na sede do Programa BEC, os alunos da Banda Escola de Cubatão tiveram uma oportunidade incrível esta semana: participaram de oficinas musicais com integrantes da Orquestra NDR da Alemanha. Os jovens acompanharam os master classes de violino, flauta, clarinete, trompete e trombone. Pelo menos 40 crianças e adolescentes embarcaram nessa viagem musical.

Em cada sala do Instituto Bacarelli, referência de projeto sóciomusical, o que víamos eram alunos interessados e dispostos a aprender dicas com quem vive da música. Os chamados master classes ou oficinas de música são muito utilizados para capacitação de instrumentistas profissionais. Mas tem sido comum hoje em dia integrar estudantes a este tipo de atividade porque os estimula a continuar buscando conhecimento musical.

As aulas foram ministradas no Instituto Baccarelli que hoje possui um prédio completamente destinado à formação musical, implantado em uma das áreas mais carentes de São Paulo, a Favela de Heliópolis. No complexo cultural, as salas de ensaio foram adaptadas para receber os estudantes de Cubatão e de outras cidades também.

Da técnica para alcançar notas musicais mais altas à maneira correta de segurar o instrumento musical, passando pelo tempo de respiração, pausa na melodia, intepretação, nada foi esquecido pelas "feras" alemãs que deram as aulas. Os músicos são contratados pela NDR Orquestra Filarmônica de Rádio, de Hannover, uma das mais versáteis da Alemanha. A NDR realiza anualmente inúmeras transmissões radiofônicas, turnês de gravação de cds, sendo muito requisitada por seu nível artístico e ousadia. Ganhou força no pós-guerra e se firmou com o passar das décadas, como uma das mais importantes orquestras do mundo. Além de participar dos master classes, a Orquestra se apresentou em várias cidades brasileiras no mês de junho, sob o comando do maestro Eiji Oue, comemorando os 60 anos de existência do Grupo.


Progama BEC – Banda Escola de Cubatão: O projeto foi criado em 2003 com o objetivo de levar conhecimento musical a crianças e jovens da cidade e, aos poucos, tornou-se um grande núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. São aulas de violino, violoncelo, viola, flauta, fagote, trompete, trompa, saxofone, eufônio, oboé, percussão, trombone, contrabaixo acústico, canto e musicalização infantil. Hoje o projeto tem mais 700 integrantes e além da sede que funciona dentro do Parque Anilinas, mantém núcleos em bairros como Vila dos Pescadores, Jardim Nova República, Vila Nova e Pilões.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário