Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 21 de junho de 2010

CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA DE CUBATÃO ENCANTA NO MAPA CULTURAL PAULISTA

Em grande estilo, a Cia representou a Baixada Santista no Festival e estreou a coreografia "Iracema"

A Cia De Dança da Sinfônica de Cubatão representou a Baixada Santista em grande estilo neste fim de semana, durante a Mostra do Mapa Cultural Paulista. Os bailarinos subiram no palco do Teatro da Dança, na capital, dando o pontapé inicial na maratona de apresentações. Foram três dias em que 13 companhias de dança, as melhores do estado de São Paulo, exibiram suas criações e mostraram por que foram escolhidas para representar suas regiões.

O Grupo de Cubatão abriu a noite com "Lamentos do mar", coreografia vencedora da etapa regional do Mapa. A montagem retratou, de maneira singela, o cotidiano de uma vila de pescadores. O fio condutor da trama é uma história de amor, as alegrias e dores desses trabalhadores do mar e seus amores. A coreografia impressionou pela atuação dos bailarinos e a carga emocional presente na expressão corporal do grupo e nas canções usadas. Ao fim da coreografia, que tem quase 10 minutos de duração, o que víamos era uma platéia com olhos cheios de lágrimas.

A outra performance da Cia, uma estréia, veio em forma de homenagem ao compositor, cantor e ator Adoniran Barbosa, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2010. Cada equipe ficou livre para desenvolver o tema e escolher a canção. A Cia de Dança da Sinfônica optou por "Iracema". Utilizando elementos da dança contemporânea, aliados às técnicas de expressão corporal do teatro, a coreografia traz qualidade e força estética, resultando em um trabalho de grande impacto técnico e visual. Uma canção capaz de comover e fazer rir, ao mesmo tempo. O resultado é o espelho de um grande homem: alegre e triste, brincalhão e introspectivo, mas, acima de tudo, um dos maiores compositores brasileiros.

Dança e teatro se misturaram nesta bela montagem da Cia. As lembranças daquele homem que perdeu seu grande amor; as noivas vestidas de preto relembrando a Iracema que partiu... e, de repente, a própria Iracema entra em cena: vestido branco, maquiagem borrada, véu vermelho, cheia de simbolismo. "Adoniran soube explorar, como poucos, essa linha que dividade a alegria e a tragédia, porque, além de compositor, era humorista. E essa cabção, na voz pungente de Clara Nunes, nos impulsionou a retrarar essa 'Iracema' estilizada", afirmou o coreógrafo da Cia, Zeca Rodrigues.

A Cia esteva ao lado dos melhores grupos do estado, cada um representando sua região de origem: Centro de Artes Lilian Gumieiro (Grande São Paulo), CBS Street Factory (São José dos Campos), Faces Ocultas (Sorocaba), Escalada Ballet (Araçatuba), Dançart (Presidente Prudente), No Break (Ribeirão Preto), Galpão 6 (São José do Rio Preto), Zulmira Gatto Ballet (Vale do Ribeira), Cia Shuffle Trips (Araraquara), Arte de Rua (Bauru), Cia de Dança Kahal (Campinas), Grupo Pietra Lincah (Marília).

Reconhecimento – além das apresentações, a Cia de Dança recebeu um troféu da direção do Mapa Cultural Paulista, pela participação e vitória na Fase Regional, entregue nas mãos do coreógrafo Zeca Rodrigues e da Diretora Artística, Vanessa Toledo. Agora, todas essas companhias se preparam para, no segundo semestre, percorrer várias cidades do interior e litoral com a Mostra apresentada neste fim de semana. A Cia de Dança da Sinfônica está incluída neste grande Corredor da Dança, e apresentará as duas coreografias: "Lamentos do mar" e "Iracema". Uma oportunidade imperdível de divulgar o trabalho e, principalmente, formar público.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Dilson Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário