Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 15 de junho de 2010

ESCRITORA ALICE RUIZ ESTARÁ SEMANA QUE VEM EM CUBATÃO


É o Projeto Viagem Literária, que nos proporciona esse grande passeio intelectual. O bate-papo é dia 23/6 às 15h na Biblioteca Central.

“Em caso de dor, ponha gelo / Mude o corte do cabelo / Mude como modelo / Vá ao cinema, dê um sorriso / Ainda que amarelo / Esqueça seu cotovelo”. Talvez você já tenha ouvido esta letra cantada por Zélia Duncan. Mas a poesia que fala de amor e derrete qualquer coração duro é de Alice Ruiz. E esta importante escritora brasileira estará em Cubatão dia 23/6 às 15h, batendo um papo sobre sua vida e obra. É o projeto Viagem Literária que acontece na Biblioteca Central.
De junho até o fim do ano, várias bibliotecas públicas do estado receberão atrações mensais ligadas à literatura. Para essa primeira etapa chamada “Bate-papo com o escritor: Literatura para todos”, quem participa é Alice Ruiz. A idéia é mostrar os diferentes gêneros literários e os mais variados temas, em que cada escritor conversa com o público em um bate-papo descontraído e ainda, aproximar a comunidade das bibliotecas.

O encontro com Alice Ruiz promete surpreender quem espera alguém apenas de fala mansa: dona de um texto leve e discurso forte, às vezes ácido, a escritora geralmente convence a todos em suas palestras pelo Brasil de que no fundo de cada um existe um poeta louco pra despertar. Poeta e compositora, Alice nasceu em Curitiba (PR) em 1946. Casada com Paulo Leminski, foi quando pela primeira vez, mostrou a alguém o que escrevia. Alice publicou, até agora, 19 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Destacam-se os títulos navalhanaliga (Prêmio Secretaria Estadual de Cultura 1981), Desorientais (1996), Vice-Versos (1989) e Dois em um (coletânea, 2008), ambos vencedores do Prêmio Jabuti.

Alice Ruiz ministra oficinas de haikai, por todo Brasil. Como compositora, tem parcerias com Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, Ná Ozzetti, Zeca Baleiro, entre outros, e gravações de Cássia Eller, Adriana Calcanhoto e Gal Costa, entre outros. Em 2005 lançou com Alzira Espíndola o CD Paralelas, trabalho que reúne música e poesia.

Cubatão sempre carimba o passaporte no Viagem Literária – desde a primeira edição do projeto em 2008, Cubatão participa dessa grande “Viagem”. Foi o primeiro município aqui da Baixada Santista a aderir ao Programa. Em 2010, somente Cubatão e Itanhaém recebem os escritores do Viagem Literária. No total, 75 municípios paulistas participam do Projeto. O objetivo é estimular o prazer da leitura e formar novos frequentadores de bibliotecas públicas.

A cada mês, podemos carimbar o passaporte literário com uma atração diferente. Em agosto vai ter Contação de Histórias; em setembro, Bate-papo com escritor de literatura Infantojuvenil. Em outubro vai ter “Bate-papo com escrito: Leituras escolhidas” e em novembro haverá Oficina de Criação Literária.

Serviço
Viagem Literária 2010 em Cubatão

Bate-papo com Alice Ruiz
Dia 23/6 às 15h
Local: Biblioteca Muncipal de Cubatão
Av. 9 de Abril, 1977 – tel. 3361-6844
www.bibliotecacubatao.blogspot.com

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário