Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 7 de junho de 2010

MAIS UM TALENTO DE CUBATÃO NO CIRCUITO MUSICAL BRASILEIRO


Eduardo Cordeiro, monitor de viola do BEC e do Cubatão Sinfonia, ingressa na Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Se você pensa que música clássica é coisa de antigamente, do tempo que a sua avó apreciava, melhor rever seus conceitos. Em Cubatão, o cenário musical clássico também é jovem. Uma prova disso é o músico Eduardo Cordeiro, de 24 anos, que dá aulas de viola sinfônica a adolescentes da cidade. Ele é o mais novo contratado da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, uma das mais importantes do país. O processo seletivo reúne músicos de todo o país e representa um salto no currículo de qualquer instrumentista. Eduardo também integra a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado, sendo mais uma prova da vocação que Cubatão tem em produzir competentes artistas.

O que chama a atenção na trajetória de Eduardo é rapidez com que o jovem se profissionalizou. Conheceu a música aos 15 anos – para ele, tardiamente – quando começou a ter aulas de viola sinfônica dentro da igreja evangélica que frequentava, em Santo André. Foi neste mesmo espaço que encontrou o maestro Roberto Farias, músico experiente nascido em Cubatão, que percebeu o talento escondido no jovem. E foi do próprio maestro que Eduardo ganhou a sua primeira viola: “Eu estava em casa e ouvi um carro buzinando em minha porta. Quando fui ao portão, não acreditei quando vi o maestro Roberto com uma viola novinha nas mãos! Este foi o meu primeiro instrumento musical. Essa atitude mudou completamente a minha vida”, afirma, emocionado, o jovem músico.

Nesta mesma época, Eduardo ingressou na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo – onde começou a estudar viola, passando depois pela Escola Municipal de Música de SP. Aos 17 anos, antes mesmo de se formar no Ensino Médio, Eduardo foi aprovado em dois concursos: da Orquestra Jovem do Estado e da Orquestra Sinfônica de Santo André, se tornando o mais jovem músico a ser contratado por orquestras profissionais. A graduação só aconteceu em 2006, quando se formou em bacharel em Viola Sinfônica pela Faculdade Mozarteum. Eduardo foi lapidando seu talento através de cursos e oficinas como o Festival Internacional de Música da Áustria, que participou como convidado, apenas 5 anos após ter iniciado os estudos.

Pelos caminhos da música, chegou a Cubatão – Eduardo conta que sempre ouvia falar sobre Cubatão e o grande celeiro de artistas que a cidade se tornou. No último ano de faculdade foi convidado pelo mesmo maestro Farias a participar de um processo seletivo para ser monitor de viola no Programa BEC. E desde 2006, o jovem dá aulas do instrumento tanto no BEC quanto no projeto Cubatão Sinfonia. Cheio de orgulho, Eduardo diz que Cubatão representa o lugar em que pode retribuir o bem que foi feito a ele, acreditando nestes jovens e dando a chance de ter uma vida melhor, ensinando-os que é possível lutar por isso e vencer. E é toda essa experiência e talento que os jovens cubatenses têm disponível nas aulas. “Aprendi que a música tem o poder de mudar vidas em todos os sentidos. Basta querer e acreditar”, arremata o jovem músico.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário