Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



segunda-feira, 7 de junho de 2010

ABERTO CADASTRAMENTO PARA ARTESÃOS EM CUBATÃO


O cadastro é na Sutaco e permite que artesãos tenham registro profissional, emitam nota fiscal e participem de feiras e exposições.

Muitas pessoas em Cubatão sustentam a casa com os produtos de sua criatividade: estamos falando dos artesãos do município, que através dos seus trabalhos manuais mais diversos (tricô, crochê, bordados, customização, produtos confeccionados com a fibra de frutas, entre outros) geram renda para toda a família. E esses trabalhadores agora, tem um grande apoio profissional: o registro na SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Esse cadastro permite que o artesão emita nota fiscal, participe de cursos de qualificação e tenha acesso a microcrédito, como financiamento pelo Banco do Povo.

Até agora, quase 200 pessoas já obtiveram a carteirinha da SUTACO, como, por exemplo, as artesãs radicadas em frente ao Parque Anilinas, as participantes da Cooperativa Mãos de Fibra, alunas e ex-alunas da Fábrica da Comunidade. Para elas, o cadastro é a garantia de venda em grande quantidade, uma vez que as empresas que realizam o pedido exigem a emissão de nota fiscal. “Essas pessoas têm a oportunidade de serem empreendedoras, saindo do mercado informal e até mesmo montando o seu próprio negócio. É uma conquista para esses trabalhadores e também para o governo municipal”, afirma Raquel Peralta, representa da SUTACO em Cubatão.

O cadastramento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão e deve ser feito na Fábrica da Comunidade (av. 9 de Abril, 1779). É preciso levar documento de identidade original, CPF, comprovante de residência e foto recente. No local, o candidato preenche uma ficha cadastral e o seu trabalho será analisado por uma comissão. Tendo o serviço aprovado, esse artífice passa a integrar o Cadastro Estadual de Artesãos e, posteriormente, recebe uma carteirinha de identificação. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3362-0851 e 3362-0852 com Raquel Peralta.

Feira de Artesanato de Cubatão e Mega Artesanal – somente os artesãos que tiverem o registro na SUTACO poderão participar da Feimarte – Feira Municipal de Artes e Artesanato de Cubatão e também da Mega Artesanal, que começa no fim deste mês. Para a Feimarte, faltam ser definidos local, dia e horário de funcionamento. O objetivo é realizar uma Feira permanente, onde esses trabalhadores terão a oportunidade de expor toda sua criatividade através da arte e culinária.
Outra grande oportunidade para esse pessoal será a Mega Artesanal, maior feira de arte e artesanato da América Latina que acontece de 30/6 a 4/7 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Os pontos fortes da feira são os lançamentos, cursos, demonstrações de marcas e produtos, além do Prêmio Artesão do Ano. Os artesãos que tiverem cadastro na SUTACO e estiverem interessados em participar da Mega Artesanal poderão vender seus trabalhos no estande da Fábrica da Comunidade.

Serviço
Cadastramento na SUTACO
Local: Fábrica da Comunidade
Av. 9 de Abril, 1779, das 9h às 17h
Necessário levar: RG, CPF, comprovante de residência, foto 3X4
Informações: 3362-0851 e 3362-0852 com Raquel Peralta

www.sutaco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário