Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 16 de junho de 2010

MÚSICA NA ESCOLA COM A BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO


Música clássica, popular e até temas de desenhos animados: tem de tudo um pouco nos Concertos Didáticos da Sinfônica. Em junho, as apresentações são dias 17, 18 e 24, sempre em colégios públicos.

A música mexe mesmo com as emoções humanas. Adulto ou criança, isso pouco importa quando uma canção é tocada com criatividade. Além dos concertos especiais, a Banda Sinfônica de Cubatão realiza um programa chamado “Concertos Didáticos”. São apresentações para formação de público que acontecem em escolas para as mais variadas faixas etárias.

Agora no mês de junho, a maratona de “Concertos Didáticos” da Sinfônica prossegue. No dia 17/6 as apresentações serão na UME Elza Silva dos Santos, na Vila Esperança em dois horários: às 10h e às 14h. Com um repertório voltado para o mundo infantil, a idéia é mostrar como a Banda Sinfônica funciona, apresentar as famílias de instrumentos musicais aos alunos, incentivando a formação de público para a música erudita. “Muitos dizem que não gostam da música clássica porque não conhecem”, afirma o maestro Marcos Sadao Shirakawa, coordenador do projeto. Para ele, a música alcança os corações de maneira que somente a arte pode fazê-lo.

Já no dia 18/6, o Concerto Didático da Sinfônica aporta na UME Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá, com primeira sessão às 10h e outra às 16h. A apresentação está inserida no evento “Eco Rui 2010”. Organizado pela direção da escola, o projeto marca a finalização do projeto temático sobre o Meio Ambiente, desenvolvido pelos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental neste primeiro semestre letivo. O espetáculo da Banda acontecerá às 10h30 e depois, às 16h, na quadra da escola.
E os jovens do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de São Vicente (Camp) também recebem o Concerto Didático no dia 24/6 às 10h30 e 13h30. Entre uma melodia e outra, o maestro fala mais sobre a atuação da Banda, mostra a diferença entre os instrumentos musicais. E Além de terem a oportunidade de conhecer canções clássicas e populares, muitas vezes bem diferentes dos estilos musicais a que esses adolescentes estão acostumados a ouvir, os jovens poderão “reger” a Sinfônica por alguns instantes, em uma brincadeira bem-humorada com o público. Momentos que prometem ser inesquecíveis.

A Banda Sinfônica de Cubatão é o resultado de 40 anos de dedicação à música de seus tantos regentes e músicos. Hoje está sob a batuta do maestro Marcos Sadao Shirakawa. Tem em sua formação 80 músicos que, juntos, apresentam a melodia perfeita. Conta ainda com cerca de 25 bailarinos que fazem parte da Cia de Dança da Sinfônica. Surgiu na década de 70 e rapidamente se tornou referência regional. Começou como Banda Musical, conquistou vários títulos em competições estaduais e nacionais, até se tornar “hours concours”, e depois, foi elevada ao estatus de Banda Sinfônica por meio de uma lei municipal. A cada ano, prepara espetáculos diferentes e nunca esquece dos Concertos Didáticos, oportunidade em que a Banda pode forma público e divulgar seu trabalho.

Serviço
Concertos Didáticos da Banda Sinfônica de Cubatão
Dia 17/6 às 10h e 14h
UME Elza Silva dos Santos
Av. São Leopoldo, s/nº, Vila Esperança

Dia 18/6 às 10h e 16h
UME Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá
Rua Vereador Luis Pieruzzi Neto, 50

Dia 24/6 às 10h30 e 13h30
CAMP de São Vicente
Rua Dr Emílio Carlos, 264 - Vila Cascatinha

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário