Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 22 de abril de 2012

REDE PELA DIVERSIDADE CULTURAL DE CUBATÃO SERÁ LANÇADA NA SEGUNDA-FEIRA (23/4)

A Rede compreende várias ações como formação e capacitação de agentes culturais e arte-educadores, censo cultural, e co-produção de eventos temáticos



Durante vários meses, artistas, agentes culturais, arte-educadores, comunicadores e pesquisadores serão abastecidos por uma série de ações de fortalecimento da Cultura local. Tudo isso pensando na implantação de ações artísticas que podem mudar a realidade de uma comunidade: este é o projeto Rede da Diversidade Cultural, que será lançado na próxima segunda-feira (23/4), às 19h, no Centro de Educação Unificado (Rua Assembleia de Deus, 65). A ideia é da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com as Secretarias de Educação, e Inclusão e Cidadania.

Serão diversas atividades realizadas ao mesmo tempo. Uma delas é o projeto Observatório da Diversidade que vai oferecer mais de 170 horas de seminários e atividades gratuitas de formação como oficinas de trabalho criativo com as diferentes expressões culturais, Educação e Política pública para a Diversidade, palestras sobre o desenvolvimento humano e a influência dessa Cultura na vida das pessoas, entre muitos outros temas. O Observatório (ODC) é produzido pela Mina Cultural, conta com patrocínio da Usiminas e apoio da Secretaria de Cultura do Estado de SP por meio do ProAC/ICMS e Secretaria de Cultura de Cubatão.

O coordenador do Observatório da Diversidade, José Márcio Barros, vai ministrar uma palestra especial na abertura da Rede. Antopólogo e professor universitário, trabalhando há muito tempo com o tema, José Márcio afirma que cooperação é a palavra-chave dentro do processo: “A diversidade está diretamente ligada ao desenvolvimento humano e esse desenvolvimento só acontece de forma coletiva e colaborativa. Está aí, portanto, a necessidade de termos gestores desta Diversidade, mas que compreendam, também, como legítima, as diferentes maneiras de gerenciar este processo”, afirma.

Várias ações dentro da Rede – Uma das ações mais importantes dentro do projeto é o Censo Cultural, que, inclusive, já teve início. Vai identificar artistas, espaços, atividades, festas e manifestações culturais, produtores e prestadores de serviços culturais e socioculturais. Os interessados podem se cadastrar no Censo através do email: censocultural@cubatao.sp.gov.br .

Haverá, também, cursos de capacitação. Na oficina de Agentes de desenvolvimento sociocultural, os participantes aprenderão a planejar e implantar ações que sigam de encontro às necessidades daquela determinada comunidade. No curso de Agentes de desenvolvimento local, o aprendiz é capacitado para criar e implementar ações culturais em parceria com os setores públicos e privados, tendo como referência a sustentabilidade. Neste caso, é dirigido a pessoas que queiram trabalhar com lideranças comunitárias, consultores autônomos, redes sociais ou voluntariado.

A cada dois meses serão realizados Fóruns, onde os participantes vão trocar experiências, avaliar suas ações e conectar suas ideias, criando, produzindo e realizando eventos. No mês de agosto, por exemplo, terão a oportunidade de promover um Mutirão Cultural nas comunidades, com diversas manifestações artísticas presentes (música, dança, artesanato, cultura popular, teatro, etc). A rede já está sendo lançada: basta agora, que esses artistas, agitadores culturais e demais envolvidos do setor, entrem nesse mar e conectem-se à essa rede, ajudando a modificar a realidade da cidade por meio da Cultura e sua Diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário