Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sábado, 28 de abril de 2012

CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA: EXEMPLO DA EVOLUÇÃO DO ARTISTA


Equipe cubatense comemora o Dia Internacional da Dança (29/4) com nova coreografia e espetáculo contemporâneo

Uma equipe em plena evolução que encontrou na busca contínua do aperfeiçoamento, o segredo para a profissionalização. A Cia de Dança da Sinfônica comemora o Dia Internacional da Dança (29/4) com muito trabalho pela frente, e, ao mesmo, tempo, colhendo frutos do sucesso em 2011, quando conquistou o vice-campeonato do Festival de Joinville, em Santa Catarina (foto).

"Foi 2º lugar com gosto de vitória, afinal, o Festival de Dança de Joinville é considerado o maior do mundo no gênero competição. Nunca um grupo de Cubatão havia conseguido uma colocação tão expressiva como esta. Competimos com mais de 2000 coreografias de todo o Brasil", diz Vanessa Toledo, diretora artística da Cia, que segue na expectativa para competir na edição 2012 do Festival novamente.

A montagem enviada em vídeo para a banca de jurados do 30º Festival de Joinville chama-se "A procura de." e traz o jazz inconfudível do coreógrafo Zeca Rodrigues. A influência de grandes nomes da Dança Moderna como Alvin Ailey também está presente, principalmente na cenografia e adereços utilizados pelos bailarinos.

Esta coreografia, que pode concorrer em Joinville este ano, será estreada justamente no Dia da Dança, 29/4, encerrando o 2º Cubatão Dance Festival. A apresentação será no Centro Esportivo Castelão (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365). "Agora, estamos na torcida para que sejamos selecionados novamente", comenta a diretora artística. A Cia também deve competir no Passo de Arte, em Indaiatuba, no mês de julho.


Outra linguagem do corpo em novo espetáculo - A busca contínua do aperfeiçoamento da Cia inclui a capacitação de seus bailarinos. Desde o início do ano, os 26 integrantes participam de oficinas de Dança Contemporânea com o premiado coreógrafo Alexandre Almeida (Prêmio Etoile 2009, Passo de Arte, Seletiva Youth America Grand Prix, Internacional Sergei Diaghilev Coreographic Art 2009/Polônia, Danzamérica/Argentina). Vindos da escola do balé clássico e profundamente mergulhados no estilo jazz, este trabalho é bastante específico e faz uma busca aprofundada na pesquisa do corpo e seus movimentos mais inesperados. A experiência e a técnica de Alexandre Almeida vêm agregar à Equipe, pois a Dança Contemporânea exige bastante dos bailarinos não apenas em movimentação e interpretação, mas em preparo físico. Pesquisando esses movimentos, é possível dar mais clareza à coreografia.

De acordo com a diretora artística da Cia, esse trabalho Contemporâneo é completamente diferente do que a Equipe já apresentou até agora. O estilo vai permear as coreografias que estão sendo elaboradas para o espetáculo "Quadros de uma exposição", reunindo mais de 100 artistas no palco: os 26 bailarinos da Cia de Dança e os 80 músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. "Teremos quase uma hora de dança ininterrupta e música tocada ao vivo. É uma viagem que descreve, através de metáforas, um passeio por uma exposição de quadros. Os bailarinos vão inclusive, utilizar algumas pinturas como cenografia de apoio. Vale a pena esperar".

Texto e foto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário