Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 22 de abril de 2012

GRUPOS ARTÍSTICOS DE CUBATÃO SÃO DESTAQUE NA REVISTA FOLHA SINFÔNICA


"A educação através da música, canto e dança". Foi com este título que a Revista Folha Sinfônica trouxe uma reportagem especial sobre os Grupos Artísticos de Cubatão na edição nº 51. São três páginas dedicadas aos Corpos Estáveis e aos projetos desenvolvidos por esses artistas. A Folha Sinfônica é uma revista bimestral, com milhares de exemplares distribuídos em todo o País. Criada há sete anos, é considerada, atualmente, um dos veículos impressos brasileiros mais importantes de divulgação da Música Erudita.

Com foco voltado para a educação por meio da música, a reportagem fala sobre a atuação do Programa BEC - Banda Escola de Cubatão, que funciona como um agente de difusão da Cultura na cidade, preparando os jovens para a profissionalização e para ingressarem, futuramente, nos Grupos Artísticos. Hoje, o BEC beneficia mais de 800 alunos com aulas teóricas e práticas de música, coral, dança e musicalização infantil.

Além disso, a Banda Sinfônica & Cia de Dança, Banda Marcial & Corpo Coreográfico, Grupo Rinascita, Coral Zanzalá e Coral Raízes da Serra também receberam elogios, assim como a Prefeitura de Cubatão, que mantém financeiramente esses quase 400 artistas. Marcos Sadao Shirakawa, regente da Sinfônica e diretor do Programa BEC, sinalizou a importância de manteneção dos Corpos Estáveis: "Cubatão é uma das cidades que têm grande investimento em Cultura. Vejo que poucos municípios mantém financeiramente vários grupos artísticos de alto grau de qualidade como temos por aqui", afirmou o maestro.

Exemplo positivo - Para ilustrar o contexto, a jornalista da Folha Sinfônica, Deise Juliana Voigt, mostrou a força de vontade de um jovem do Programa BEC, Luciano Almeida da Silva. Aos 22 anos, Luciano tem uma rotina difícil: precisa conciliar o trabalho nas feiras-livres da cidade com o estudo diário de contrabaixo acústico. Ele sonha em viver da Música, tocar em grande bandas e orquestras de todo o País e receonhece que o Programa BEC o fez ver seu sonho cada vez mais perto. "O BEC é a base de tudo que eu sei musicalmente. O Programa me fez enxergar a Música de maneira diferente. Agora, vejo que meu sonho de vida faz sentido", afirmou o jovem à publicação.

texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário