Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 11 de abril de 2012

BANDA SINFÔNICA E CORAL ZANZALÁ APRESENTAM CONCERTO "HELP!"

Espetáculo traz as mais importantes canções dos Beatles. Apresentações gratuitas são dias 14 e 15 de abril, e contam com a participação do cantor Lobão (Blow Up) 

O imenso universo pop volta a ser tema de concerto para a Banda Sinfônica de Cubatão em parceria com o Coral Zanzalá. Desta vez, os Grupos Artísticos cantam músicas dos Beatles, considerada uma das mais importantes bandas da história que até hoje influencia estilos, criações, composições e continua fazendo fãs por todo o planeta.

O Concerto foi batizado com o nome “Help!”, uma alusão a uma das músicas mais conhecidas da Banda inglesa. Os espetáculos acontecem dias 14 e 15 de abril, às 20h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita. As apresentações foram incluídas no calendário de festejos do Aniversário de Cubatão, que completa 63 anos de emancipação político-administrativa.

O riquíssimo acervo musical dos Beatles foi remexido e assim, cuidadosamente escolhidas as composições que melhor traduzem a importância dos “quatro rapazes de Liverpool” e sua obra genial. Serão 13 canções como Help!, Yesterday, Let it be, Yellow submarine, Lucy in the Sky with Diamonds, All you need is love, entre outras. “Queremos sempre surpreender nosso público com espetáculos diferenciados. Tocar Beatles é um prazer e uma responsabilidade muito grande, afirma o maestro Marcos Sadao Shirakawa, regente da Banda Sinfônica de Cubatão.

Todas as canções receberam arranjos coral-sinfônicos elaborados por Alexandre Daloia, um trabalho cuidadoso pois é preciso transportar para as partituras as canções criadas pelos Beatles sem, contudo, perder a essência da poesia musical. O resultado será executado pelos instrumentistas da Sinfônica e cantores do Zanzalá, somando cerca de 100 artistas no palco. A regência do Coral será da maestrina Maria Fernanda Tavares.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL |Para interpretar esses sucessos que atravessam gerações, o maestro Marcos Sadao convidou Lobão (da banda Blow Up), afinal, esse é um repertório que o músico já conhece muito bem. “Recebi o convite com muita alegria porque sou beatlemaníaco de coração! Canto Beatles desde 1963, quando ainda era um garoto... Agora essa união de rock e música sinfônica é realmente muito interessante. É tanta adrenalina e felicidade, que dá vontade de gritar: Help!”, brinca Lobão.
Os ensaios da Banda Sinfônica, Coral Zanzalá junto com o cantor Lobão seguem em ritmo acelerado, onde acertam os últimos detalhes para esse encontro musical regado à comemoração pois os Beatles comemoram 50 anos de existência, de um legado inconfundível e inesquecível.

O cantor Lobão, do Blow Up, vai interpretar as canções dos Beatles, repertório mais do que admirado por ele

BEATLES | John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr. Depois dos Beatles, a música nunca mais foi a mesma. Os Beatles se tornaram o mais popular e influente grupo musical de todos os tempos, mudaram todos os padrões musicais e de comportamento nos anos 60. Como instrumentistas foram pioneiros em técnicas instrumentais avançadas e arranjos complexos. Como compositores, Lennon e McCartney são considerados os melhores do século 20 e estão entre os maiores da história.

A banda foi pioneira ao não apenas ao introduzir solos e linhas de guitarra, bases de contrabaixo e arranjo de bateria, mostrando a versatilidade e intuição de cada um, mas ao trazerem instrumentos que não eram comuns em canções do rock, incluindo orquestras, cítaras, efeitos sonoros inversos, loops, abrindo, com isso, portas para a criatividade. Os arranjos vocais no início de carreira eram imitados por todos, mas foi com o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band  que eles realmente dividiram o mundo da música, de acordo com os críticos musicais.
Os quatro rapazes de Liverpool, imortalizados pela música
The Beatles terminou em dezembro de 1970 e foram eles quem tornaram o rock uma realidade. Mesmo depois de 40 anos separados, os Beatles continuam fascinando, vendendo milhões de álbuns. “Há 50 anos, quatro jovens descobriram um novo caminho para a música e é isso que desejamos mostrar nesse espetáculo, a riqueza musical produzida pelos Beatles”, arremata o maestro Marcos Sadao.

texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário