Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



domingo, 22 de abril de 2012

CONCERTO HELP!: SUCESSO DE PÚBLICO


Qual será o segredo para que a banda The Beatles continue fazendo fãs e lotando plateias com a sua música? Em Cubatão, a apresentação do repertório dos quatro rapazes de Liverpool não fugiu à regra e teve casa lotada no primeiro dia de apresentação do Concerto Help!. Banda Sinfônica e Coral Zanzalá, mais uma vez, demonstraram sua competência ao incorporarem em suas vozes e instrumentos musicais, as canções eternizadas por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison.

O Bloco Cultural de Cubatão ficou pequeno para tanta gente. Estima-se que pelo menos 1000 pessoas acompanharam o espetáculo no sábado (14) e domingo (15/4), muitas delas em pé. Mas isso nem fez diferença. Arnaldo de Jesus, que é fã dos Beatles desde a adolescência, cantou e dançou todas as canções. "Voltei no tempo da minha juventude. É simplesmente mágico ouvir Beatles em qualquer circunstância", afirmou o funcionário público.

A cada música, muitos aplausos e a energia de uma plateia que conhecia de ouvir e de cantar, um repertório absolutamente genial. A canção de abertura, Help!, uniu os 80 músicos da Sinfônica e parte do Coral Zanzalá. Desta vez, a maestrina Maria Fernanda Tavares optou por uma formação diferente. "Essa formação com um número menor de vozes representando todo o Coral permite uma atuação mais dinâmica dos cantores", disse Nailse Cruz, regente-assistente.

Neste Concerto, Sinfônica e Zanzalá passearam pelo vasto repertório dos Beatles em 13 canções igualmente importantes, garimpando o legado de uma década da banda inglesa (1962-1969). O cantor Lobão (Blow Up) foi o convidado especial do maestro Marcos Sadao Shirakawa, que, mais uma vez, mostrou muita energia frente à Sinfônica. Canção por canção, Lobão ia contando um pouco sobre a história daquela composição, suas curiosidades, afinal, o cantor é beatlemaníaco desde os nove anos de idade. "É um prazer e uma responsabilidade muito grande interpretar Beatles, ainda mais ao lado de uma banda sinfônica de tanta tradição como esta e acompanhado pelo Zanzalá, um coral tão competente", disse Lobão durante o espetáculo.

"Yesterday", "All my loving", "Michelle", "Something", "Here comes the Sun", "Eleonor Rigby": esses sucessos encantaram a todos. A canção "Yellow submarine" mostrou toda maturidade dos Grupos Artísticos e do cantor Lobão durante os contratempos que pareciam improváveis. "All you need is Love" levou muitos a relembrarem os velhos tempos. "Lucy in the Sky with Diamonds" levantou o ânimo do público, que aplaudiu muito ao final da música.


Em "Let it be", muitos se emocionaram. E na última canção, "Hey Jude", a plateia formou um grande coral, cantando afinadamente o refrão. No "bis", "Imagine": voz e piano para interpretar a música de John Lennon que fala de amor e paz. The Beatles completam 50 anos e é considerada uma das mais importantes bandas da história - quiçá a que mais influenciou estilos, criações, composições.

O espetáculo foi incluído no calendário oficial de eventos em comemoração aos 63 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão. O trabalho cuidadoso de escolher as músicas diante de um acervo musical surpreendente - como é o dos Beatles - teve participação importante do arranjador Alexandre Daloia, que preparou partituras especiais para a Banda Sinfônica e para o Coral. O resultado foi encantamento e um público completamente extasiado com o que ouviu: "Vim de Santos conferir a apresentação e valeu a pena. A emoção que permeava as canções dos Beatles estava presente aqui esta noite", disse a arquiteta Nataly Santos.

Texto: Morgana MonteiroFotos: Henrique Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário