Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PROJETO CUBATÃO SINFONIA É TEMA DE TESE DE UNIVERSITÁRIOS

Estudantes de uma faculdade de Santos escolheram o projeto para nortear a Tese de Conclusão de Curso

Foram várias visitas a um estúdio profissional de gravação, em Santos. Pela primeira vez na vida, os jovens do Programa Cubatão Sinfonia gravaram, em alta qualidade, o som que sai dos seus instrumentos musicais e puderam ouvir a arte que fazem. As tardes a fio registrando fragmentos da 9º Sinfonia de Beethoven fizeram parte do capricho dos estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte). Eles produziram um documentário e um videoclipe sobre o Cubatão Sinfonia. Essa será a tese de conclusão do curso (TCC), passaporte para que os estudantes consigam a graduação na área.

Adotar o Cubatão Sinfonia como tema de um TCC foi uma ideia comum entre os jovens Letícia Sonnewend, Carolina Pierre, Kamila Vitorino e Leonardo Valentim, todos de 21 anos. Os jovens costumam dizer que o Projeto “caiu como uma luva”, pois o objetivo era defender uma tese que tivesse um conceito cultural e para eles, nada melhor do que mostrar essa arte através dos jovens. “O Projeto Cubatão Sinfonia é um espelho de muitos desejos do ser humano, pois mostra ações que fazem a diferença na vida desses jovens. A música leva essas crianças a uma realidade incompreendida pela maioria da população que mora em comunidades carentes”, afirma Carolina Pierre.

Os universitários acompanharam os estudantes do Projeto por quase quatro meses durante as aulas, ensaios, momentos de descontração dos adolescentes e várias apresentações. De acordo com os universitários, os professores orientadores do TCC, Raquel Pellegrini e Christian de Godoi, gostaram bastante da escolha do Cubatão Sinfonia como tema, sugeriram muita coisa, abraçando a ideia inicial.

Com esse trabalho, os jovens Letícia, Kamila, Carolina e Leonardo pretendem oferecer um suporte audiovisual para Cubatão Sinfonia, permitindo que a direção do Projeto utilize o documentário e videoclipe institucionalmente, já que a intenção do TCC é mostrar como um projeto sociocultural como esse pode dar certo e de que maneira a música transforma a vida das pessoas. “O documentário não é apenas informativo. É feito pelos próprios alunos, monitores, pais, através dos universos que vivem e como a ferramenta da música atua na vida deles. Mostramos a nossa visão sobre tudo que captamos”, completa Letícia Sonnewend, responsável pelo contato com a Coordenação do Cubatão Sinfonia. A tese será apresentada dia 3/12 nas dependências da Faculdade e deverá contar com uma apresentação ao vivo da Orquestra Jovem. Os universitários esperam ansiosos pela análise da banca examinadora.

Mexendo com o coração dos jovens – os estudantes contaram que a primeira vez que visitaram o Cubatão Sinfonia, sentiram um aperto no coração. Muitos estavam no bairro Cota, cravado no coração da Serra do Mar, pela primeira vez. Para eles, foi muito bonito ver a música tocando a alma daquelas crianças. Os jovens entenderam que fazer parte de um projeto social é muito mais do que apenas um trabalho, um ofício, passa a fazer parte da vida de quem ensina e de quem aprende. “Eu percebi que o projeto é uma segunda casa para essas crianças. Lá, além de tocarem um instrumento musical, elas aprendem a ter disciplina, respeito, pontualidade e responsabilidade. O que mais chamou a atenção foi o respeito e o carinho mútuo, o que mostra que o Cubatão Sinfonia além de tudo é um espaço onde as pessoas se sentem felizes e realizadas”, completou um dos futuros jornalistas.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário