Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MÚSICA NA ESCOLA: NOVEMBRO É MÊS DE CONCERTOS DIDÁTICOS EM ESCOLAS DE CUBATÃO

Grupos Artísticos da cidade levam boa música para crianças e adolescentes da rede pública

Toda vez que músicos experientes se apresentam para uma seleta platéia de crianças e adolescentes de escolas públicas, eles costumam dizer que encontram na energia dessa garotada, a melhor expressão da música. E este mês de novembro está recheado de apresentações em escolas públicas de Cubatão. Os mais de 400 artistas dos Grupos Artísticos mantidos pela Prefeitura oferecem uma série de Concertos Didáticos apresentando a essa meninada, a música clássica e popular.

Coral Zanzalá: o Grupo leva a arte do canto coral a alunos do Colégio ABC Master (12/11 às 16h30) e da UME Luiz Pieruzzi Netto (19/11 às 16h30). De maneira bastante lúdica e criativa, os cantores desvendam esse mundo musical, mostrando para as crianças os diferentes timbres das vozes, cantando melodias infantis e bastante conhecidas. Já no dia 13/11 às 19h, o Coral se apresenta em forma de Concerto no Teatro Municipal de São Sebastião, Litoral Norte. A apresentação faz parte do projeto de circulação dos grupos vencedores do Mapa Cultural Paulista. O Zanzalá foi escolhido um dos 13 melhores corais do estado de São Paulo, sendo o representante da Baixada Santista no Festival.

Banda Sinfônica e Cia de Dança: já a Sinfônica de Cubatão vai dar a oportunidade para que a criançada da UME Luiz Gustavo de Lima seja regente por um dia através do projeto Concerto Didático (12/11 às 10h30 e 13h30). Entre uma canção e outra, o maestro Marcos Sadao Shirakawa fala, sempre com muito bom humor, sobre a Sinfônica, o papel de cada músico e seus instrumentos, a diferença entre um som e outro e até mesmo como se comportar dentro de um teatro.

No dia 20/11 às 20h, a Sinfônica realiza o Concerto “Composições Brasileiras” no Bloco Cultural, com entrada gratuita. No repertório estão canções de Gilberto Mendes, Padre Manuel Nunes Garcia e a maravilhosa “Prole do Bebê”, que reconta histórias dos brinquedos de nossa infância, todas as melodias com transcrição de João Victor Bota, num doce e incansável ofício de transportar para versões sinfônicas, composições de grandes artistas brasileiros. No calendário deste mês da Cia de Dança da Sinfônica está uma apresentação na etapa de Circulação do Mapa Cultural Paulista. Com as coreografias “Golden Days” e “Iracema”, os bailarinos prometem encantar o público que estiver no Centro de Cultura de Salto, interior de São Paulo, dia 15/11 às 20h.

Banda Marcial: o Projeto “Música Brasileira para crianças” da Banda marcial também levará formação musical para meninos e meninas da rede pública de ensino. Dia 16/11 às 15h estará na UME Estado do Amapá e em 23/11, às 15h, será a vez dos alunos da UME Estado do Amazonas receberam os músicos. O Programa, além de contar com os instrumentistas da Marcial, tem a presença do Coral Infantil do Projeto Crescer. Já no dia 20/11 às 16h30, o grupo realiza o Concerto “Guerra nas Estrelas no Auditório da Fapcom, em São Paulo.

Coral Raízes da Serra e Grupo Rinascita: o Coral Raízes da Serra, voltado para a Terceira Idade, leva toda sua energia e canções para relembrar bons tempos até a UME Rui Barbosa, dia 12/11 às 14h30, através do projeto Concertos Didáticos. E o grupo Rinascita promete encantar com o som renascentista e barroco dentro da Semana da Música da Escola Técnica “Ivanildo Rebouças da Silva”, através de única apresentação dia 17/11 às 15h. O Rinascita é formado por 16 integrantes e é reconhecido como patrimônio cultural de Cubatão, através de tombamento realizado pelo Condepac – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural da cidade.

Programa BEC – Banda Escola de Cubatão: encerrando as atividades de 2010, os mais de 700 alunos do Programa BEC se preparam para mostrar tudo o que aprenderam através da apresentações públicas. Dia 21/11 às 16h acontece o Concerto da Orquestra de Cordas e da Banda Escola, no Bloco Cultural. Já no dia 27/11 às 19h, são as equipes de Dança que realizam um espetáculo cheio de brilho e energia. E dia 28/11 às 16h, os Grupos Musicais de Câmara (que tem formação menor, como por exemplo Quartetos, Quintetos e Sextetos) dão o ar da graça com um repertório bastante eclético. Todas as apresentações acontecem no Bloco Cultural e são de graça.

Serviço

Coral Zanzalá
Concerto Didático
Dia 12/11 às 16h30
Local: Colégio ABC Master – Rua Maria do Carmo, 269 - Jardim Casqueiro
Dia 19/11 às 16h30
Local: UME Luiz Pieruzzi Netto - Av. Martins Fontes, 1242 - Vila Nova
Concerto de Circulação do Mapa Cultural Paulista
Dia 13/11 às 19h
Local: Teatro Municipal de São Sebastião – Av. Dr. Arlindo Arantes, 02

Banda Sinfônica de Cubatão
Concerto Didático

Dia 12/11 às 10h30 e 13h30
Local: UME Luiz Gustavo de Lima - Rua das Flores, 71 - Vila Natal
Concerto Sinfônico 
Dia 20/11 às 20h
Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº

Cia de Dança da Banda Sinfônica
Apresentação na etapa de Circulação do Mapa Cultural Paulista
Dia 15/11 às 20h
Centro de Cultura Anselmo Duarte – Rua Prudente de Moraes, 580 - Salto

Banda Marcial
Projeto Música Brasileira para crianças

dia 16/11 às 15h
Local: UME Estado do Amapá – Rua José de Castro, 325 - lha Caraguatá
Dia 23/11 às 15h
Local: UME Amazonas – Rua Embaixador Pedro de Toledo, 100
Concerto "Guerra nas Estrelas"
Dia 20/11 às 16h30
Local: FAPCOM – Rua Major Maragliano, 191 – São Paulo

Coral Raízes da Serra
Concerto Didático

Dia 12/11 às 14h30
Local: UME Rui Barbosa – Rua Luiz Pieruzzi, 50 - Ilha Caraguatá

Grupo Rinascita
Concerto Musical dentro da Semana da Música

dia 17/11 às 15h
Local: Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão - Av. Nações unidas, 168 – Vila Nova

Programa BEC (Banda Escola de Cubatão
Concerto da Orquestra e Banda Escola

dia 21/11 às 16h
Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº
Apresentação das equipes de Dança
Dia 27/11 às 19h
Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº
Concerto dos Grupos de Música de Câmara
dia 28/11 às 16h
Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário