Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 23 de novembro de 2010

BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO E GRANDES COMPOSITORES BRASILEIROS

Espetáculo”Composições Brasileiras” foi destaque no fim de semana, reunindo canções de Gilberto Mendes, Villa-Lobos e João Victor Bota

É raro acontecer um concerto somente de autores brasileiros. Mais raro ainda é encontrar na plateia esses mesmos compositores, que por algumas horas se tornam apenas espectadores de suas próprias criações. A Banda Sinfônica de Cubatão nos trouxe essa oportunidade neste fim de semana (20/11). O espetáculo “Composições Brasileiras” reuniu através de seus sons, três grandes nomes da música clássica e contemporânea: Gilberto Mendes, Villa-Lobos e o jovem compositor João Victor Bota.

Com sua formação completa, a Sinfônica de Cubatão, sob o comando do Maestro Marcos Sadao Shirakawa e do regente-assistente, Ulysses Damacena, realizou uma apresentação impecável. A começar pela obra “Ponteio”, do contemporâneo e surpreendente Gilberto Mendes. A música, escrita em 1951, originalmente para formação de câmara, é a primeira composição de Mendes orquestrada para banda sinfônica, trabalho praticamente artesanal realizado por João Victor Bota, que também é transcritor musical dos Grupos Artísticos de Cubatão.
Maestro Marcos Sadao

Toda visceralidade, sonoridade e surpresas de Gilberto Mendes estavam presentes nesta peça, interpretada com apreciável nível musical da Sinfônica. Aos 88 anos de idade, o compositor fez questão de prestigiar o evento e se emocionou ao ser citado pelo Maestro Roberto Farias, Coordenador dos Corpos Estáveis de Cubatão, como uma das referências e uma das vertentes da música contemporânea em nosso país.
O concerto contou, ainda, com as peças “Abertura LP” e “Miniaturas Festivas”, elaboradas por João Victor Bota, um dos grandes talentos da composição sinfônica brasileira da atualidade. Bota é um exemplo vivo de que “tempo de serviço não mede a competência de ninguém”: aos 29 anos, compõe com a naturalidade de quem, desde sempre, esteve ladeado por notas musicais. É graduado e Mestre em Música pela Unicamp, e professor da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) e um compositor da melhor qualidade.


O jovem compositor João Victor Bota
A noite musical terminou ao som de Heitor Villa-Lobos com a suíte “Prole do Bebê nº2”. Esta é a primeira vez que a composição foi executada por uma banda sinfônica. Apesar de ser um dos mais importantes compositores brasileiros, muitas obras de Villa ainda não foram transcritas para outras formações musicais. Desta vez, novamente através da colaboração de João Victor Bota, essa composição villalobiana chegou até os nossos ouvidos. As peças, elaboradas para homenagear o universo infantil, continham a temática de diversos bichinhos de brinquedo, trazendo nove canções, ao todo. Em alguns momentos era possível notar fragmentos de melodias folclóricas brasileiras, como se fosse alguém que rememora a própria infância.
 
Esta apresentação nos fez refletir como é bom saber que o Brasil produziu e ainda produz compositores de maravilhosa sensibilidade. Estar ali, compartilhando o mesmo espaço de ouvinte com esses criadores musicais brilhantes proporcionou a todo público a sensação de estar escutando boa música na sala de casa, e, quem sabe, com um desses compositores sentado na poltrona ao lado.


Da esq. para dir. : João Victor Bota, Welington Borges (Sec. de Cultura), Maestro Roberto Farias, Gilberto Mendes, Maestro Marcos Sadao Shirakawa e Ulysses Damacena


Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Carlos Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário