Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA COM JOÃO CARRASCOZA

A aula acontece dia 23/11 às 19h30 na Biblioteca Central. É mais uma etapa do Projeto Viagem Literária
O escritor João Carrascoza vai emprestar sua generosidade e genialidade a todos aqueles que desejam desenvolver ou aprimorar o fazer literário. O autor ministra uma “Oficina de Criação Literária” no dia 23/11 às 19h30 na Biblioteca Municipal de Cubatão. A atividade encerra a programação desta no do Projeto Viagem Literária. Os interessados devem se inscrever no próprio local do curso, que fica na Av. Nove de Abril, 1977. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3361-6844.

João Carrascoza é escritor e redator publicitário. Talvez por isso, tem um jeito todo peculiar de escrever e abordar diferentes temas nos livros que já lançou. O mais recente foi a publicação de contos “Espinhos e Alfinetes”, bastante elogiado, confirmando seu lugar entre os melhores contistas brasileiros da atualidade.
Não se prendendo a somente um estilo, gênero ou assunto literário, o escritor diz que cada história pede para ser contada de um jeito: “Para isso, procuro o tom que seja o mais verdadeiro, segundo o meu sentimento. Procuro a pele, ou a casca, em função de seu miolo. A água se amolda ao vaso que a contém, mas é preciso encontrar o vaso que a acolha como se tivesse nascido para ela”, disse, recentemente, em entrevista à Revista Cult. E é toda essa energia criativa que estará à disposição daqueles que participarem da Oficina. A ideia é a utilização de técnicas diferentes para escrever contos.

Sobre o autor - João Carrascoza nasceu em Cravinhos, interior paulista. É escritor, redator de propaganda e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado. Publicou os livros de contos O Vaso Azul, Duas Tardes, Dias Raros e O Volume do Silêncio, além das obras infantojuvenis, como Prendedor de Sonhos, Aprendiz de Inventor e O Homem que Lia as Pessoas. Algumas de suas histórias foram traduzidas para o inglês, italiano, sueco e espanhol. Foi escritor-residente na Leding House/International Writer’s Colony (Estados Unidos) e no Chateau Lavigny (Suíça). Dos prêmios que recebeu, destacam-se o Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o prêmio Jabuti.

Uma viagem pelo mundo das ideias – dezenas de bibliotecas públicas de todo o estado receberam durante o ano, prosadores, escritores, contadores de histórias e poetas para bater papo, contar uma boa história ou passar um pouco da experiência que possuem para outras pessoas. O Projeto Viagem Literária proporciona essa grande troca de informações entre autor e plateia. Esse é o terceiro ano consecutivo que a Prefeitura de Cubatão, através da Secretaria de Cultura, fez parceria com o Viagem, e durante todos os módulos, centenas de pessoas compareceram. Em 2010, escritores renomados como Alice Ruiz, João Carlos Marinho e Xico Sá estiveram na cidade, com o objetivo de dividir os seus conhecimentos com alunos, professores e o público interessado. Este ano, foram mais de 360 atividades e 72 municípios inscritos.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário