Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



terça-feira, 23 de novembro de 2010

ALMEIDA PRADO E SUA LIGAÇÃO COM CUBATÃO

O Brasil pede um dos grande nomes de sua música, que já foi Diretor do Conservatório Musical de Cubatão

Um dos maiores nomes da Música Brasileira, José Antônio Rezende de Almeida Prado, faleceu neste domingo (21/11), em São Paulo. De saúde frágil, sofria de diabetes. Considerado um dos maiores compositores de nosso tempo, Almeida Prado teve uma grande ligação com a cidade de Cubatão: em 1974 foi Diretor do então Conservatório Municipal, hoje a Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”.

Na época, recém chegado da Europa, onde passou anos se aperfeiçoando, Almeida Prado incentivou a construção de um prédio único para abrigar o Conservatório de Cubatão, implantou métodos didáticos e preparou vários professores que ainda dão continuidade ao trabalho iniciado por ele. Almeida Prado deixou a cidade para lecionar na Unicamp.

O compositor esteve em Cubatão em 2008, onde acompanhou várias apresentações da Semana da Música realizada pelos estudantes da ETMD “Ivanildo Rebouças da Silva”, onde chegou a demonstrar seu impecável talento interpretando uma de suas peças ao piano. O Secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, lamentou a partida desse grande músico: “A passagem do compositor Almeida Prado por Cubatão foi uma marca profunda na cultura da cidade. Seus frutos permanecem até os dias de hoje”, afirmou o Secretário.


O falecimento deste grande compositor santista, nascido em 1943, deixou de luto a música neste início de semana: “Sentimos profundamente a falta de Almeida Prado. Ele representa a síntese da evolução da música brasileira pós-nacionalista, e esteve presente em cada fase estética da produção musical em nosso país”, afirmou Roberto Farias, Coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão. O Maestro teve estreita convivência com Almeida Prado e orgulha-se da iniciativa da encomenda da obra "Constelações Zodiacais" - Cartas Celestes nº7 (para dois pianos e banda sinfônica), estreada em 1999. A peça foi dedicada pelo compositor ao Maestro Roberto.
Almeida Prado foi sepultado no Cemitério da Consolação, na capital.

Texto: Morgana Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário