Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A BRASILIDADE DA BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO

Espetáculo”Composições Brasileiras” traz músicas de Villa-Lobos e Gilberto Mendes, nunca antes interpretadas por bandas sinfônicas. Apresentação é neste sábado, com entrada gratuita

Entre as centenas de referências musicais que todo brasileiro coleciona, com certeza, Villa-Lobos está presente - mesmo que muita gente não saiba disso. Esse gênio da composição que trouxe a música popular para a erudita e que influenciou grandes nomes da MPB como Tom Jobim, Edu Lobo, Egberto Gismonti, é, também, inspiração para a Banda Sinfônica de Cubatão. Algumas obras villalobianas nunca antes interpretadas por uma formação de banda sinfônica receberam tratamento especial e serão as estrelas do espetáculo “Composições Brasileiras” neste sábado (20/11), às 20h30, no Bloco Cultural de Cubatão. A entrada é gratuita.

No campo erudito, Villa-Lobos atravessa estilos e gerações. Mas apesar de ser um dos mais importantes compositores brasileiros, ainda é bastante desconhecido pelo grande público, tendo apenas uma pequena parcela de seu vasto catálogo sendo tocada em concertos ou encontrável em cds. No terreno específico do repertório para banda sinfônica, o número de composições é ainda menor. Por isso, para interpretar a obra “Prole 2”, de Villa-Lobos, a Sinfônica de Cubatão realizou um trabalho praticamente artesanal, entrando em ação o transcritor musical João Victor Bota, que fez arranjos surpreendentes para sopros, cordas e percussão, de uma obra elaborada originalmente para piano. 

Heitor Villa-Lobos escreveu duas suítes entituladas “A Prole do Bebê”, peças compostas para homenagear o universo infantil. A Sinfônica de Cubatão vai executar a “Prole Nº2”, de 1921, que tem a temática de diversos bichinhos de brinquedo, trazendo nove peças com os títulos: A Baratinha de Papel, O Gatinho de Papelão, O Camundongo de Massa, O Cachorrinho de Borracha, O Cavalinho de Pau, O Boizinho de Chumbo, O passarinho de Pano, O Ursinho de Algodão e O Lobinho de Vidro. “Em alguns momentos das peças é possível notar fragmentos de músicas folclóricas brasileiras, como se fosse alguém que relembra a própria infância. A exploração das sonoridades aproxima-se de trabalhos de compositores como Igor Stravinsky e Béla Bartók, que influenciaram a carreira de Villa”, afirma João Victor Bota, que realizou o trabalho de transcrição das melodias meses a fio. João Victor não vê a hora de conferir o resultado desse doce ofício: “Ouviremos uma linda apresentação da Sinfônica através dessa grandiosa obra ‘villalobiana’, conduzida com muita competência pelos regentes Maestro Marcos Sadao Shirakawa e Ulysses Damacena”, completou.

Dia 17/11 comemorou-se 51 anos da morte de Villa. Muito mais do que uma homenagem póstuma ou de valorização do compositor, o Concerto “Composições Brasileiras”, da Sinfônica de Cubatão, quer mostrar porque é impossível imaginar a carreira de grandes músicos contemporâneos sem a luz e o som de Villa-Lobos, que está presente até em discos para crianças, como a primorosa gravação de Adriana Calcanhoto com uma nova versão de “Trenzinho do Caipira”.

Gilberto Mendes, outra vertente da Música Brasileira – também é destaque no repertório da Sinfônica neste sábado, a música “Ponteio” de Gilberto Mendes. Considerado um dos mais importantes compositores contemporâneos e criador do Festival de Música Nova, Gilberto Mendes promete estar presente no concerto. “Ponteio” foi escrita em 1951, originalmente para formação de câmara, e é a primeira composição de Mendes orquestrada para uma banda sinfônica.

Ainda fazem parte do programa deste espetáculo, “Abertura em ré” do Padre José Maurício Nunes Garcia e outras duas composições do próprio João Victor Bota: “Abertura LP” e “Miniaturas Festivas”. Esta última foi criada em 2008 em homenagem aos 200 anos da vinda da família real portuguesa. A música procura fazer alusão a importantes personagens da época, começando com uma “marcha” e terminando com uma “batucada”, representando a euforia dos brasileiros ao viverem tantas novidades com a chegada do império.

Serviço
Concerto “Composições Brasileiras” -  Banda Sinfônica de Cubatão

Dia 20/11 às 20h30
Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº
Entrada gratuita
www.sinfonicadecubatao.org.br

Texto: Morgana Monteiro
Consultoria: João Victor Bota

Nenhum comentário:

Postar um comentário